Planet Sierra Iso 14001

A proteção do ambiente para as atuais e futuras gerações é uma preocupação constante da Sonae Sierra, bem como do Centro Vasco da Gama, pelo que a sua abordagem às questões ambientais se centra nas seguintes quatro áreas de impacto materiais:
Ambiente

  • Alterações Climáticas
  • Água
  • Resíduos
  • Uso do Solo

Acreditamos fortemente que uma Gestão Ambiental inovadora e empenhada pode melhorar a nossa proposta de valor acrescentado no mercado, através de uma redução de riscos e de custos.

A abordagem ambiental da Sonae Sierra baseia-se na implementação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado em conformidade com a norma ISO 14001. O SGA abrange todas as atividades de negócio e aplica-se em todos os países onde a empresa opera. Destina-se a aumentar a eco-eficiência e a promover o controlo dos impactes ambientais significativos resultantes das suas atividades de negócio, dando continuidade, aos compromissos assumidos na Política de Ambiente.

Dada a sua localização, este Centro tem uma grande afluência de clientes durante todo o ano. Para além da preocupação com o bem-estar de quem visita este espaço comercial, o Centro Vasco da Gama detém uma especial atenção com as questões ambientais.

Para Pedro Bandeira Pinto, Diretor do Centro Vasco da Gama “a preocupação com o ambiente é uma responsabilidade de todos. Assim, e sendo o Centro Vasco da Gama um espaço que recebe um elevado número de visitantes, o seu papel na consciencialização da comunidade envolvente para a temática ambiental torna-se especialmente relevante”.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Centro Vasco da Gama é igualmente certificado em conformidade com a norma ISO 14001 desde 2005.

Como consequência, o Centro Vasco da Gama realiza um conjunto de iniciativas a diferentes níveis, que traduzem a sua preocupação com o ambiente e cujo objectivo se centra na minimização dos impactes ambientais negativos:

Resíduos

Os resíduos produzidos no Centro Vasco da Gama são alvo de uma triagem selectiva que visa a sua separação nas diferentes categorias passíveis de ser valorizadas.

Energia

Entre algumas das iniciativas levadas a cabo no Centro Vasco da Gama está a utilização de lâmpadas LED e a implementação de sistemas de poupança energética nas escadas rolantes de forma a reduzir o  consumo energético, adaptando o seu funcionamento ao número de utilizadores que circulam a cada momento.

Água

De forma a minimizar o consumo de água, o Centro Vasco da Gama investiu na colocação de sensores nas torneiras dos WC’s, bem como num sistema de aproveitamento de águas freáticas para utilização na rede não potável dos sanitários.

Para mais informações sobre a nossa Política de Segurança, Saúde e Ambiente clique aqui.

Se tiver dúvidas sobre questões ambientais relativas ao Centro Vasco da Gama, pode ainda contactar a Drª Paula Cunha, responsável de Ambiente. Tlf: 218930600.