People SierraIso 14001

Na Sonae Sierra, estamos empenhados na implementação de uma cultura de zero acidentes e pretendemos assegurar que a saúde dos nossos stakeholders nunca seja posta em risco. O nosso trabalho contínuo nesta área através do nosso projeto Personæ levou-nos a implementar as nossas estratégias de promoção de comportamentos seguros e de redução dos riscos nos nossos centros comerciais, as quais vieram a revelar-se bastante eficazes. Tais estratégias incluem a Observação Preventiva de Segurança (SPO), uma forma de auditoria comportamental destinada a identificar condições de trabalho não seguras.

Além das SPO, fornecemos regularmente ações de formação em Segurança e Saúde aos colaboradores, lojistas e fornecedores de serviços em todos os países onde operamos e encontramo-nos localmente com os mesmos stakeholders nas Reuniões de Segurança e Saúde periódicas.
Reconhecemos ainda a necessidade de garantir que os visitantes dos nossos centros comerciais estejam sujeitos a riscos mínimos de segurança e saúde. Tendo em conta o número de pessoas que nos visitam, conferimos a máxima atenção ao rigor dos planos de emergência que concebemos e ao ensaio dos mesmos em simulacros de emergência. O Centro Vasco da Gama realiza anualmente 2 simulacros.

Para garantir que a Segurança e Saúde tem um desempenho sólido, a Sonae Sierra optou por implementar um sistema de gestão de Segurança e Saúde de acordo com os requisitos da norma internacional OHSAS 18001. Assim, no Centro Vasco da Gama, Pedro Bandeira Pinto, como Diretor do Centro e principal responsável pela Segurança e Saúde e toda a equipe de gestão do centro comprometem-se a desenvolver e a implementar uma Política, objetivos e planos de Segurança e Saúde, tendo em consideração a legislação e regras existentes, a avaliação de riscos e envolvendo todas as pessoas que visitam ou trabalham no Centro.

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho corporativo da Sonae Sierra foi certificado no final de 2008. Nesta data, certificaram-se em Segurança e Saúde do Trabalho os primeiros Centros Comerciais da Sonae Sierra em Portugal e no Brasil. Já o Centro Vasco da Gama obteve reconhecimento pela norma OHSAS 18001 no ano de 2009.

Desde 2008 que a Sonae Sierra tem vindo progressivamente a certificar os seus centros comerciais, e estabeleceu como meta para 2015, certificar todos os Centros detidos.

Principais iniciativas e práticas de Segurança e Saúde do Centro Vasco da Gama:

  • Realização de dois simulacros por ano, testando todos os cenários previstos no Plano de Emergência Interno, como incêndio, sismos, derrames, entre outros, em que num deles convidamos os nossos visitantes e outras entidades externas a participar;
  • Instalação de desfibrilhadores para assistência a pessoas em situação de emergência médica;
  • Diversas ações de formação e sensibilização para os lojistas e prestadores de serviço;
  • Mensagem “People Sierra para que os acidentes sejam zero”, a alertar para os perigos e regras de segurança na utilização dos equipamentos do centro.

Mensagens de Segurança e Saúde do Centro Vasco da Gama:


Caso pretenda informações adicionais, agradecemos que contacte o responsável de Segurança e Saúde do Centro Vasco da Gama. E-mail: hsrodrigues@sonaesierra.com

Para mais informaçõe sobre a nossa Política de Segurança, Sáude e Ambiente clique aqui.