Aprenda a fazer saladas saudáveis

Saiba que ingredientes deve conter este prato para que a sua refeição seja completa.

Com a chegada do bom tempo, chega também a vontade de optar por pratos mais leves. Sopas e saladas são as opções mais comuns, mas nem todas as saladas contêm os nutrientes de que precisa e incluem os ingredientes mais saudáveis. Para o ajudar na hora de escolher este prato, a What’s On falou com a nutricionista Filipa Morgado, que nos explica o que deve conter uma salada para ser considerada saudável.

Antes de mais, importa salientar que nos referimos apenas a saladas como prato principal e não como acompanhamento de uma refeição. Assim sendo, o prato deve ser constituído “por tudo aquilo que normalmente colocamos no prato, ou seja, uma fonte de hidrato de carbono, uma fonte de proteína e legumes e vegetais”, explica Filipa Morgado.

Para que as suas escolhas sejam o mais saudáveis possível, a nutricionista sugere que opte por quinoa, massa integral ou cuscuz como fonte de hidrato de carbono. Quanto à proteína, opte pelo frango, peru, fiambre de aves, requeijão ou queijo fresco e para legumes e vegetais, “qualquer opção à exceção do milho doce são válidas”.

Para finalizar, são muitas as saladas que contam com molho. Filipa Morgado aconselha a temperar com azeite e vinagre, sumo de limão ou de lima e ervas aromáticas. As maioneses são de evitar.

Agora que tem tudo para saber como criar a sua salada saudável, completa e nutritiva, resta-lhe procurar o prato que mais vá ao encontro dos seus gostos. No Centro Vasco da Gama são vários os restaurantes que contam com saladas.

Carregue na imagem para conhecer alguns pratos.

Tudo o que precisa num único espaço