Aprenda a preparar um brunch digno de um rei

Se é daqueles que adora este tipo de pequeno-almoço tardio, mas não quer sair de casa, o novo livro de receitas de Joana Limão é para si.

Não há melhor maneira de começar um domingo com um bom brunch: não é um pequeno-almoço, mas também não se qualifica propriamente como um almoço. É um sinal de que não há horários e uma das melhores sensações do mundo. Felizmente os brunches começam a ser cada vez mais trendy em Portugal e praticamente todas as semanas há novas ofertas em restaurantes, hotéis e cafés surgem com novos menus de brunch.

Mas e se lhe dissermos que é possível fazer um brunch sem sair de casa e praticamente sem esforço? Se é uma pessoa que gosta de passar o fim de semana de pijama ou está à procura de um programa diferente para o próximo domingo, então “Brunch”, o mais recente livro de Joana Limão, é o mais indicado para si. Formada em Design, a autora preferiu dedicar-se à hotelaria e já trabalhou em alguns dos melhores restaurantes e hotéis do País, como o Cantinho do Avillez ou o Altis Belém.

À venda na Fnac por €9,81, este livro apresenta dezenas de receitas, desde crepes a compotas, saladas e smoothies ideais para uma refeição digna de um rei.

Para que fique com uma ideia do que pode contar com este livro, mostramos-lhe três receitas de “Brunch”.

Frittata de abóbora, cebola roxa e rúcula
– 1 colher de sopa de azeite 150 g de abóbora em cubos
– 1 cebola roxa em fatias
– 2 punhados de rúcula (30-40 g)
– 6 ovos 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
– Sal marinho e pimenta preta do moinho, a gosto
– 1 colher de sopa de sementes de abóbora

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Salteie a abóbora no azeite até ficar dourada. Forre uma forma retangular com papel vegetal e junte a abóbora, a cebola e a rúcula. Misture bem. Numa taça, bata os ovos com a mostarda, o sal e a pimenta. Deite a mistura por cima dos legumes na forma. Leve ao forno entre 15 e 20 minutos ou até os ovos estarem cozidos. Corte em quadrados e sirva morno ou à temperatura ambiente.

Crepes sem glúten (8 a 10 unidades)
– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de mel
– 1/2 chávena de farinha de arroz
– 1 pitada de sal
– 1 chávena de leite de amêndoa, ou outro
– 2 colheres de sopa de ghee, ou manteiga derretida

Bata os ovos com o mel, junte a farinha e o sal e envolva bem com uma vara de arames. Adicione o leite e quase todo o ghee, continuando a mexer até obter uma massa líquida e suave. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente. Verta o ghee que sobrou e absorva o excesso com papel de cozinha. Coloque uma concha de massa na frigideira e agite-a bem, para que a massa se espalhe uniformemente. Quando o crepe mostrar bolhinhas na superfície e estiver dourado à volta, está na altura de o virar e deixar que coza mais um minuto. Repita o processo até acabar a massa.

Águas aromatizadas

Laranja e funcho
– 1 l de água mineral
– 5 fatias finas de funcho
– 6 fatias de laranja

Morangos e manjericão
– 1 l de água mineral
– 8 morangos em quartos
– 2 pés de manjericão

Pêssego e tomilho
– 1 l de água mineral
– 1 pêssego em gomos
– 4 hastes de tomilho

Receita para jarros de 1 litro: coloque os ingredientes na água e refrigere até servir.

“Brunch”
Pães, ovos, compotas, smoothies, saladas, crepes e dezenas de outras opções para compor um brunch perfeito.

Tudo o que precisa num único espaço