KFC: 20 anos de história e muito frango

Há 20 anos que a KFC se instalou em Portugal e, desde então, tem viciado os portugueses na receita secreta das suas hot wings e pedaços de frango frito. Contamos-lhe toda a história.

Em 1996, a Kentucky Fried Chicken (KFC) chegava ao nosso país. A cadeia de restaurantes norte-americana trouxe a antiga receita de frango frito do Kentucky, no leste dos Estados Unidos. No entanto, a história da rede começou há mais de 70 anos, com um cozinheiro que criou esta iguaria que rapidamente se tornou mundialmente famosa. A lista de 11 ervas e especiarias secretas encontra-se ainda do lado de dentro da sua porta de cozinha. Ou seja, a fórmula do Coronel Harland Sanders, fundador da marca e o rosto que aparece no logotipo, é um dos segredos mais bem guardados da KFC.

Sanders era considerado um maníaco da limpeza (do restaurante), da qualidade da comida e apresentação dos seus colaboradores – que ainda hoje seguem um percurso de integração e formação, com módulos dedicados à Higiene e Segurança Alimentar, Produto e Serviço.

O pai do coronel morreu quando ele tinha cinco anos e, para sobreviver, a sua mãe começou a trabalhar numa fábrica de conservas, deixando-o a cuidar dos dois irmãos mais novos e obrigando-o desde cedo a aprender a cozinhar. Aos 40 anos ficou responsável por um posto de gasolina Shell, numa pequena cidade perto das montanhas Apalaches e, meses depois, converteu um pequeno depósito das traseiras do posto numa espécie de refeitório. Pouco depois, começou a vender frango frito e para melhorar as suas habilidades, tirou um curso de gestão na Escola de Administração de Hotelaria da Universidade de Cornell. O negócio começou a ser tão bem-sucedido que rapidamente expandiu e lhe valeu o título honorário de coronel do Kentucky.

A receita original foi lançada em julho de 1940

Contudo, a receita levou algum tempo a ser aperfeiçoada, já que estava insatisfeito com os iniciais 35 minutos que demorava a preparar o frango numa frigideira de ferro. Tentou um processo mais rápido, mas resultava num frango seco e duro. Em 1939, foram lançadas as primeiras panelas de pressão comerciais, embora fossem essencialmente para cozinhar legumes. Sanders comprou uma e transformou-a numa fritadeira de pressão, que utilizava para preparar o frango. O novo método reduzia o tempo de preparação e mantinha a qualidade do frango frito. A receita original foi lançada em julho de 1940.

Uma receita muito secreta

Sabe-se que a receita secreta do coronel é à base de 11 ervas e especiarias. A fórmula original manuscrita está alegadamente trancada numa caverna em Louisville, no Kentucky, existindo cópias de segurança noutros locais.

A companhia afirma que os fornecedores dos temperos só aprovisionam uma parte da receita, já que ignoram a identidade uns dos outros. Aliás, dizem ainda que nem sequer o presidente da empresa conhece a lista completa destes ingredientes. Contudo, Sanders admitira em entrevista apenas o uso de sal e pimenta, mas afirmou que os ingredientes geralmente “existem na prateleira de qualquer cozinha”.

Cascais recebeu o primeiro KFC de Portugal

O primeiro restaurante KFC em Portugal abriu no CascaiShopping, em maio de 1996. A rede KFC é gerida pelo grupo Ibersol no nosso país e tem honrado a famosa receita original. Este ilustre frango pode ser encontrado em todos os restaurantes nas suas várias versões: em pedaços (baldes), em sanduíches ou em saladas. Alguns elementos dos menus são inovações de lojas regionais, mas na KFC Portugal a oferta centra-se essencialmente nas Hot Wings, Crispy Strips, Tower, Brazer, Boxmaster, Boxmeal, Krushers, Kream Ball e nos célebres Buckets de frango. A marca utiliza o frango de produtores nacionais.

Existem várias especialidades, mas as quatro receitas de frango sustentam-se essencialmente em torno da Original (onde o frango é frito até ficar dourado e é aromatizado à moda do Kentucky), da Crispy Strips (cujos pedaços são tenros, mas estaladiços), da Hot & Spicy (picante) e da Brazer (grelhado).

Tudo o que precisa num único espaço