Os perigos desconhecidos das dietas

Fazer dieta sem acompanhamento nutricional pode representar um risco para a saúde e retirar alimentos da ementa pode desmotivar o seguimento de um plano saudável.

Há sempre uma nova dieta na moda – seja a da sopa, da proteína, sem glúten –e que eliminam o consumo de determinados alimentos sem razão. Estas podem causar deficiência nutricional, provocar alterações intestinais e não saciam.

Seguir uma alimentação saudável não deve ser difícil, mas um processo de adaptação

Para a nutricionista Filipa Morgado, restringir demasiado os alimentos que se escolhe “pode ser pouco benéfico” e pode comprometer “a manutenção de uma alimentação saudável”. A profissional de saúde alimentar enfatiza que estar à mesa é um momento que “está relacionado com o prazer” e, “a longo prazo, uma dieta pode torna-se muito rotineira, fazendo com que a pessoa desmotive”, se o plano nutricional não contentar o seu seguidor.

Além disso, uma má dieta comporta riscos. A nutricionista sublinha que “seguir dietas da moda, não adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo e sem aconselhamento profissional, pode mesmo ser prejudicial à saúde”. “Seguir uma alimentação saudável não deve ser difícil, mas um processo de adaptação e, hoje em dia, com as opções que encontramos tanto em supermercados como em restaurantes é um pouco mais fácil”, explicou ainda Filipa Morgado. E conclui que “excluir também alimentos de que se gosta, mesmo que não sejam saudáveis, só para seguir dietas da moda que não têm qualquer fundamento científico é um erro”.

Tudo o que precisa num único espaço