Prepare a sua pele para os festivais de verão

A época de festivais já abriu e são cada vez mais os eventos do género a que planeamos ir. Saiba como proteger a sua pele das agressões a que vai estar exposta durante os concertos.

Dias inteiros com sol, em ambientes com poeira e sem possibilidade de uma higiene de pele muito cuidada. Os festivais de verão – sejam apenas de um dia ou dos que incluem acampamento – exigem a que adaptemos a nossa rotina de beleza, e a própria maquilhagem, seja pela falta de meios como pela proteção que este ambiente o exige.

A What’s On foi falar com a maquilhadora profissional Catarina Santiago, que explicou os fatores que devemos ter em conta para diminuir as agressões a que somos expostos neste ambiente.

Proteção e simplicidade são os dois fatores mais importantes para a pele durante os festivais de verão.

Isto porque, durante o período do festival, a pele sofre “exposição solar prolongada, todo o tipo de poeiras, desidratação, sujidade, suor”, entre outros fatores, aponta Catarina Santiago.

A maquilhadora explica que, “ao deitar, é importante lavar a pele de toda a sujidade que se acumulou ao longo do dia”. Se não tiver esse cuidado, no dia seguinte vai acumular mais camadas de sujidade e produtos.

Também falamos com Margarida Silva, formadora da The Body Shop que reforçou este ponto. Quando dormimos, a nossa pele  regenera-se, por isso devemos garantir uma boa limpeza, começando por um desmaquilhante, seguido de um produto de limpeza que limpe a pele em profundidade e um tónico, “para ajudar a remover os últimos vestígios de impurezas, equilibrar o pH e refinar os poros.

O ideal seria utilizar um desmaquilhante, que retire toda a maquilhagem, seguido de um tónico, que acalma a pele após a agressão da maquilhagem e do próprio desmaquilhante. Se o festival incluir acampamento, garanta pelo menos que usa um bom desmaquilhante e que leva consigo bastantes discos de algodão.“

Ao acordar, deve repetir o processo de limpeza para permitir uma melhor absorção de um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele. Depois de absorvido, deve aplicar o protetor solar.” Segundo Catarina Santiago, “este é o mínimo que se deve fazer num contexto mais condicionado, como é o caso de um festival.

A especialista em pele da The Body Shop sugere que opte por hidratantes com SPF (fator de proteção solar), ideal para festivais ao ar livre, “e com propriedades antioxidantes que ajudam a combater e a minimizar os danos de agressores externos como sol, vento ou fumo de tabaco.

Um dos produtos essenciais é o protetor solar. Opte por um de nível elevado, para não ter de replicar ao longo do dia.

Caso prefira optar apenas por um creme de manhã, o conselho de Catarina Santiago é que opte pelo protetor solar: é indispensável a quem passe muitas horas ao sol. Escolha um de nível mais elevado, evitando ter de replicar o produto ao longo do dia. Se o fizesse, ia acabar por esfregar o pó e sujidade que entretanto se acumularam na pele.

Além do creme hidratante, protetor solar (forte), desmaquilhante e produto para lavar em profundidade a pele, “outro produto que pode fazer maravilhas nesta rotina é a água termal”, acrescenta a maquilhadora, que explica que este é um produto ideal para hidratar e refrescar a pele ao longo do dia.

Ainda, como acrescenta a Margarida Silva, um spray Facial permite que a maquilhagem se mantenha perfeita por mais tempo. Aproveite para vaporiza-lo na nuca, para ajudar a baixar a temperatura do corpo.

Sobre a maquilhagem propriamente dita, deve ser colocada após o protetor solar. “Quanto menos produtos de maquilhagem usar, mais fácil será mantê-la e evitar terminar o dia com o rosto todo borrado” explica Catarina.

Além disso, é comum que as casas de banho dos festivais não tenham espelhos o que impossibilita que possa fazer retoques. Tal é de evitar pois, como acontece com o protetor solar, estaria a acrescentar produtos sobre a camada de pó que o seu rosto provavelmente ganhou.

Para manter a maquilhagem simples, o conselho da maquilhadora é que escolha apenas “os produtos que considere indispensáveis”

Evite bases ou opte por pó compacto de maquilhagem: vai selar e diminuir o pó do ar que a base acaba sempre por absorver.

Tenha em atenção ao usar o mínimo de produtos possíveis: como explica a maquilhadora, “quantos mais produtos usar, mais pesada a maquilhagem fica e maior é a probabilidade de “derreter”por baixo do calor a que estará exposta”.

Se precisar de corretor de olheiras, opte por um à prova de água. No caso de blushes e bronzeados, prefira os de longa duração. Contudo, se conseguir viver sem estes produtos, o melhor será deixá-lo em casa durante o festival, principalmente se estiver a acampar, isto porque, quanto mais aplicar, mais terá de retirar à noite, em condições menos favoráveis.

Em suma, para manter a maquilhagem simples, a proposta de Catarina Santiago é a de que aposte nos olhos, “seja com cores ou o clássico risco preto. O importante é escolher produtos à prova de água e de longa duração”, por exemplo sombra cremosa, eyeliner em gel, lápis ou líquido, e máscara de pestanas.

Ainda relativamente aos olhos, a maquilhada Catarina Santiago aconselha a que apostem na cor. “Afinal de contas, é um festival. Uma máscara de cor que não seja preta ou um eyeliner de cor vibrante, serão pormenores divertidos e frescos”.

Quanto aos lábios, procure um batom hidratante. “Se optar por batom de cor, deixe que os lábios absorvam primeiro o hidratante antes de preencher a totalidade dos lábios com lápis da cor do batom, seguido de um batom à prova de água.”

Além da maquilhagem, leve consigo um espelho de bolso, será a forma mais prática de confirmar que está tudo bem no seu rosto.

Carregue na imagem para conhecer as nossas sugestões de produtos essenciais a levar a um festival.

Tudo o que precisa num único espaço