Saiba por que deve vacinar-se contra a gripe

Estar devidamente agasalhado e hidratado é meio caminho andando para passar um inverno saudável, mas será suficiente para se proteger contra a gripe?

Para se prevenir da gripe é preciso não só a adoção de alguns cuidados como também a devida vacinação. Por isso a Farmácia Gare do Oriente, do Vasco da Gama, já tem o seu lote de vacinas preparado.

Os picos de gripe, infeção causada pelo vírus Influenza que afeta predominantemente as vias respiratórias, ocorrem geralmente no Inverno e, por essa razão, a vacinação deve ser feita no outono.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Vacina da Gripe é o único meio de combate à doença eficaz. 

As vantagens em tomar a vacina são a prevenção e uma maior proteção que permita evitar que se contraia a doença, ou que esta não seja tão agressiva. Com esta medida “A probabilidade de as pessoas ficarem doentes é muito menor e o que elas vão poupar em medicamentos, caso estivessem doentes, é vantajosa”, explicou Mariana Vieira, farmacêutica na farmácia Gare do Oriente, no Vasco da Gama. A única desvantagem da vacina, segundo a mesma, é o facto de ter de se comprar.

Esta farmácia vende duas marcas: Influvac e Instivac, ambas têm o valor de 3€ e a administração fica ao critério de cada pessoa. Se optar por dar a vacina na farmácia tem um custo acrescido de cerca de 2 euros. Se quiser adquirir somente a vacina, Mariana Vieira alerta para o facto de que “a vacina deve ser guardada no frigorífico”.

Como prevenção existe uma grande gama de suplementos que ajudam a estimular o sistema imunitário, para prevenir que possíveis infeções sejam tão agressivas, mas a farmacêutica sublinha que é muito importante “estar bastante agasalhado e tomar vitamina C”.

Vacinar é importante para prevenir, mas há grupos de risco a quem é altamente recomendado, como pessoas a partir dos 65 anos, quem sofra de doenças crónicas, nomeadamente respiratórias, profissionais de saúde que lidam de perto com os doentes e professores, ou seja, a quem lida com o público em geral.

A Farmácia Gare do Oriente já tem o seu lote de vacinas contra a gripe para o inverno.

Tudo o que precisa num único espaço