2 exposições para visitar este verão no Oceanário

“Hooked on Life” e “Florestas Submersas” são as propostas deste espaço para estas férias de verão. Fique a saber tudo sobre as exposições que pretendem sensibilizar para a preservação da natureza.

Inaugurado há 21 anos no âmbito da Expo 98’, o Oceanário de Lisboa tem proporcionado momentos de pura diversão – e aprendizagem – a miúdos e graúdos.

Criado pelo arquiteto Peter Chermayeff, o aquário público nasceu com o objetivo de alertar e sensibilizar para a conservação dos oceanos e, ao mesmo tempo, aumentar a oferta cultural e educacional do país. O Oceanário recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente, sendo um dos espaços mais visitados em Portugal.

As exposições que recebe periodicamente fazem do Oceanário um local de excelência, único e inesquecível para quem o visita. E este verão não podia ser diferente. Neste artigo damos-lhe a conhecer duas exposições imperdíveis.

“Hooked on Life”, de Vincent Mock – 29 de junho a 30 de setembro

Até 30 de setembro, o Oceanário apresenta no seu átrio o evento “Hooked on Life”, do artista plástico holandês Vincent Mock. Esta é a maior exposição alguma vez criada pelo artista e conta com peças únicas feitas a partir de 22 mil anzóis, com o objetivo de sensibilizar para a conservação do oceano e alertar para o ritmo alarmante de exploração dos recursos do mar.

A exposição é uma homenagem aos gigantes dos mares e apresenta esculturas em tamanho real de animais marinhos, incluindo uma tartaruga-de-couro, um tubarão-raposo e um tubarão-anequim.

“Florestas Submersas”, de Takashi Amano

As florestas tropicais, apresentadas nesta exposição através de um aquário, são dos habitats mais ricos e diversos da Terra, mas também dos mais ameaçados. Apesar de ocuparem apenas 6% da superfície do planeta, mais de metade da biodiversidade vive nestas áreas florestais.

Com esta exposição, o Oceanário de Lisboa pretende reforçar o seu compromisso para a conservação da natureza, dando a conhecer o mundo natural através de uma nova perspetiva: um ambiente único onde a arte se funde com as florestas.

A peça principal deste evento consiste no maior aquário do mundo, com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água, criado por Takashi Amano e acompanhado pela música original composta por Rodrigo Leão. Com esta exposição, o artista pretende dar aos visitantes uma experiência única de contemplação e relaxamento, levando-os a descobrir a natureza.