5 receitas saudáveis que combinam com o verão

Quem pensa que no verão só é permitido comer saladas e batidos, engana-se. A autora, bloger e chefe de cozinha Inês Simas, especialista em comida crua, sugere-lhe cinco receitas do seu mais recente livro “Cru. A Sua Saúde numa Taça”, à venda no nosso Centro. Pratos simples, fáceis e saudáveis, cheios de cor e sabor, para comer sem culpa!

Aos 28 anos, depois de ter sido mãe pela primeira vez, Inês Simas descobriu que sofria de angioedema, uma doença inflamatória do sistema imunitário. A partir desse momento viu-se obrigada a mudar de vida e a tornar-se mais saudável. Foi na comida crua que encontrou o seu equilíbrio e recuperou o seu bem-estar, ao eliminar da sua dieta os alimentos inflamatórios. Hoje Inês é uma apaixonada por comida natural, capaz de contagiar e influenciar os outros, e acredita que a comida crua, no seu estado mais puro, é mais do que uma opção alimentar e tornou-se um autêntico estilo de vida. 

No seu percurso profissional aliou a saúde à nutrição: em janeiro de 2014 abriu um restaurante no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, a Carpacceria; e em junho de 2015 criou o blogue “Cru Com Pinta”, onde partilha receitas e comunica workshops. Um ano depois iniciou um serviço de catering especializado e lançou o seu primeiro livro “Cru – Carpaccios, Tártaros e Ceviches”. Em 2017 inaugurou a Cru Kitchen, em Lisboa, escola onde dá formações de culinária, e no mês passado apresentou o seu mais recente livro “Cru Bowls. A Sua Saúde numa Taça”, recheado de 110 receitas de bowls, bites e sobremesas cruas. Inês selecionou uma mão cheia delas, ideais para estes dias de calor, e partilha-as agora consigo:

 

Poke Wrap de Tártaro de Salmão e quinoa

O wrap de arroz é uma opção rápida e simples de preparar, com uma massa fina e de sabor neutro que envolve os ingredientes na perfeição. Uma alternativa saudável aos tão habituais wraps de trigo.

Ingredientes tártaro: 1 folha de arroz; 150 gr de salmão; 1 c. sopa de cebola roxa; 1 c. chá de cebolinho; 2 c. sopa de azeite virgem extra; 1 c. chá de sumo de limão; 1 c. chá de sumo de lima; Raspas de gengibre q.b.; 3 gotas de tabasco; 1 c. chá de flor de sal; 4 folhas de arroz; 30 gr de salada; e 1 talo de aipo

Ingredientes quinoa: 1 copo de quinoa; 2  copos de água; 1 c. sopa de azeite virgem; e 1 c. chá de sal grosso

Ingredientes dip: 1 abacate; Sumo de ½ limão; e Sal q.b.

Preparação: Para o tártaro, comece por cortar o salmão em cubos, adicione aos restantes ingredientes já picados e os temperos. Envolva e reserve. Com a ajuda de um passador de rede lave muito bem a quinoa, até que fique totalmente límpida. Coloque de seguida ao lume numa panela com um fio de azeite. E para 1 copo de quinoa coloque o dobro da água, sal e sumo de lima. Deixe cozinhar por 15 minutos. A quinoa tem que ficar macia e sem água. Para preparar o wrap, passe a folha de arroz por agua quente cerca de 15 segundos e coloque-a sobre uma superfície lisa. Coloque ao centro um pouco de salada, 2 pailtos de aipo, 2 c. sopa de quinoa e 2 c. sopa de tártaro. Passe com o moinho do sal e da pimenta.  Por fim feche as pontas e enrole a folha de arroz sobre si própria. Corte em duas partes iguais. Repita o número de vezes necessárias. Sirva os wraps lado a lado num bowl.

 

Poke wrap de carpaccio de atum, manga e caviar

Um dos segredos de um bom carpaccio está no tempero e este agridoce com caviar faz as minhas delícias. Deixe-se deliciar por esta mistura perfeita de sabores e texturas.

Ingredientes carpaccio: 1 folha de arroz; 10 gr de alface; e 1 c. sopa de caviar; 10 rodelas de carpaccio de atum; 2 fatias de manga madura; raspas de lima; e sal e pimenta preta do moinho q.b.

Ingredientes quinoa: 1 copo de quinoa; 2  copos de água; 1 c. sopa de azeite virgem; e 1 c. chá de sal grosso

Preparação: Com a ajuda de um passador de rede lave muito bem a quinoa, até que fique totalmente límpida. Coloque de seguida ao lume numa panela com um fio de azeite. E para 1 copo de quinoa coloque o dobro da água, sal e sumo de lima. Deixe cozinhar por 15 minutos. A quinoa tem que ficar macia e sem água. Para preparar o wrap, passe a folha de arroz por água quente cerca de 15 segundos e coloque-a sobre uma superfície lisa. Coloque ao centro, de um extremo ao outro, as finas fatias de carpaccio, as folhas de alface, as 3 colheres quinoa e as fatias de manga. Deixe cair as raspas de lima e  finalize com o caviar. Passe com o moinho do sal. Por fim dobre as pontas e enrole a folha de arroz sobre si propria. Corte em duas partes iguais. Repita o número de vezes necessárias. Sirva os wraps num bowl.

 

Bowl de tártaro de atum e abacate 

Esta receita é muito simples de preparar e fica sempre boa. O atum fica excelente quando servido bem fresco e acompanhado de pedaços de abacate regado em sumo de lima e gengibre. Não resisto quando sirvo com as maravilhosas chips de batata doce, mas pode ser uma execlente alternativa servir em corações de alface. 

Ingredientes: 200 gr de atum; 1 c. sopa de cebola roxa1 c. sopa de coentros; 2 c. sopa de azeite virgem extra; 1 c. chá de sumo de limão; 3 gotas de tabasco; 1 c. chá de flor de sal; 1 abacate;sumo de 1 limão; sal q.b.; e 1 c. sopa de sementes de sésamo

Preparação: Para o tártaro comece por cortar o atum e colocar numa taça, adicione os restantes ingredientes já picados, os temperos e envolva. Por fim, adicione o abacate cortado em cubos e previamente regado em sumo de limão e sal. Sirva num bowl acompanhado de finas fatias de batata doce, ou tostas.  

 

Bites de framboesa 

Estas bites totalmente cruas e livres de glúten, laticínios e açúcares refinados, são de um equilíbrio de sabores muito interessante. São as minhas preferidas do meu novo livro “Cru. A Sua Saúde numa Taça”.

Ingredientes base: 2 chávenas de tâmaras medjol (200gr); 1 chávena de amêndoas sem casca; 2 c. sopa de sementes de chia; e 1 c. sopa de oleo de côco

Ingredientes cobertura: 300 gr de framboesas congeladas; 1 chávena de cajus (demolhados 4-6 horas); 1 banana; 1 taça de leite de côco; Sumo de 1 lima; e 1 c. sobremesa de mel

Preparação: Coloque todos os ingredientes da base no processador (cerca de 15 segundos) e quando estiverem com a textura certa coloque na tarteira. Pressione com a ajuda dos dedos e reserve. Para a cobertura, coloque a banana, as framboesas, o sumo de lima, os cajus, o leite de coco e o mel no liquidificador (cerca de 15 segundos) e quando estiver uma mistura cremosa e homogénea retire, misture e cubra a base da tarte. De seguida coloque as framboesas inteiras. Reserve no frigorifico por 1 hora antes de servir. 

Nota: Demolhar os cajus irá torná-los mais absorventes e a mousse mais cremosa. Para o fazer basta colocar num frasco fechado com água durante 4 a 6 horas. Se optar por não demolhar, poderá ter que adicionar um pouco mais de líquido à sua receita. 

 

Bites de cacau e avelãs 

Estas bites totalmente cruas e livres de glúten, laticínios e açúcares refinados, são a grande tentação cá de casa. Chamamos-lhes de bites de “Nutella” e são maravilhosas. 

Ingredientes base: 2 chávenas de tâmaras medjol (200gr); 2 chávena de avelãs; 3 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 copo de leite de amêndoa; e 1 c. sopa de óleo de coco

Ingredientes cobertura: 2 copos de avelãs (demolhados 4-6 horas); ¼ taça de cacau cru em pó; 1/3 de copo de agave; e ½ copo de leite de avelã

Preparação: Coloque todos os ingredientes da base no processador (cerca de 15 segundos) e quando estiverem com a textura certa coloque na tarteira. Pressione com a ajuda dos dedos e reserve. Para a cobertura, coloque as avelãs, o cacau em pó, o agave e 1 copo e ½ de avelãs no liquidificador (cerca de 30 segundos) e quando estiver uma mistura homogénea retire. Adicione as restantes avelãs grosseiramente picadas e cubra a base da tarte. Reserve no frigorifico por 1 hora antes de servir. 

Nota: Demolhar as avelãs irá torna-las mais absorventes, e a mousse mais cremosa. Para o fazer basta colocar num frasco fechado com água durante 4 a 6 horas. Se optar por não demolhar, poderá ter que adicionar um pouco mais de liquido à sua receita. 

Tudo o que precisa num único espaço