A Ciência anda à solta no nosso Centro!

Fazer música numa harpa sem cordas, sentar numa cadeira que encolhe ou criar uma tempestade são apenas algumas das experiências que vão divertir miúdos e graúdos!

Entre os dias 27 de abril e 5 de maio, o Centro Vasco da Gama recebe seis experiências científicas do Pavilhão do Conhecimento. Tem crianças em casa com o bichinho da ciência ou com curiosidade em saber  como tudo funciona? Venha conhecer as atividades que temos preparadas para os mais novos, nos pisos 0 e 1 do nosso Centro.

Harpa a laser

As cordas desta harpa foram substituídas por raios laser. Sempre que os raios são “tocados”, obtêm-se reproduções de sons de harpa que foram armazenados eletronicamente.

Esfera de plasma

A esfera de plasma irradia raios elétricos, mas não dá choque. A esfera contém gás a baixa pressão, onde circulam minúsculas correntes elétricas que originam descargas luminosas de plasma.

Cadeira de Beuchet

Também conhecida como “a cadeira que encolhe”. A pessoa que nela se senta é “encolhida”, uma vez que o nosso cérebro reconhece as duas peças da cadeira como uma só, dificultando o reconhecimento das distâncias.

Sirva-se da cabeça

Nesta ilusão de ótica, a cabeça é separada do resto do corpo e para descobrir o que aconteceu tem que… usar a cabeça.

Quente ou frio?

A bobina tem placas com diferentes temperaturas e, para descobrir se está quente ou frio, tem que colocar a mão. Mas o nosso corpo não identifica diferentes temperaturas na mesma zona dando, por isso, informações erradas.

Tempestade fluvial

Ao girar a esfera faz circular a água que esta contém e, se a água girar suficientemente rápido, arrastará consigo partículas de areia. À medida que a água se vai imobilizando, estas assentam no fundo da esfera, podendo até formar dunas.

Se ficou curioso para saber mais sobre estas experiências, traga a sua família ao nosso Centro e venha descobrir os mistérios da ciência. A entrada é livre, esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço