A música clássica vai tomar conta do Vasco da Gama

A Orquestra Geração vai estar no Centro na próxima quarta, dia 20 de julho. E o concerto vai ter direção de um dos mais conceituados maestros sul americanos.

Imagine o seguinte cenário: está a passear no Vasco da Gama e passa por si um conjunto de miúdos a tocar trompete, clarinete e saxofone. Pouco depois cruza-se com outro grupo que toca violino. E no fim juntam-se todos com uma grande orquestra de adolescentes para dar um concerto improvisado em pleno centro. Sim, parece uma coisa saída de um filme ou daqueles vídeos que aparecem de vez em quando no YouTube, mas é exatamente isso que vai acontecer esta semana.

A Orquestra Geração está a fazer um ciclo de concertos nos Centros Sonae Sierra e vai dar um concerto no Vasco da Gama, esta quarta, dia 20 de julho, às 17h. Mas espere, as surpresas não acabam por aqui: à frente da orquestra de miúdos vai estar um maestro muito especial. Ulyses Ascanio é um maestro venezuelano e um dos mais conceituados da américa latina. E vem a Portugal só para dirigir estes concertos.

“Cultura is everyone’s business”: foi com base nesta ideia que nasceu o Ciclo de Orquestras, um projeto de responsabilidades social corporativa abraçado pela Sonae Sierra e que pretende assegurar o livre acesso às atividades culturais por parte de jovens em risco de exclusão social, ao mesmo tempo que se sensibiliza os visitantes para a música clássica.

E é exatamente aqui que entra o maestro Ulyses Ascanio. É que este projeto foi inspirado no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, de que Ascanio é um dos principais impulsionadores.

Publicação
17 de Julho de 2016
Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço