Afinal estes alimentos até podem ser saudáveis

Esqueça a má fama do chocolate e outros alimentos. Ninguém disse que não engordam, mas se forem corretamente consumidos, são bons para a saúde.

Quando alguém nos diz que um alimento é muito rico em gordura achamos logo que ele não é saudável e, pior que isso, que engorda. Ou seja, inscrevemos logo esse alimento na nossa lista negra mental e fugimos dele como o diabo da cruz. Mas ao fazer isso, se calhar está a cometer um erro: antes de tomarmos atitudes tão drásticas, temos de conhecer melhor os alimentos. É que, num alimento que nos parece nocivo, pode existir um conjunto de propriedades importantes para o organismo e valores nutricionais ricos, incluindo os níveis de gordura, que se for boa, é muito importante para nos dar energia.

A manteiga de amendoim ou a malagueta são dois exemplos de alimentos que durante muito tempo foram mal vistos, mas que afinal são saudáveis. Como estes há mais e foi por isso que reunimos os oito alimentos que são surpreendentemente saudáveis. As nutricionistas Lillian Barros, autora do blog Santa Melancia, Alice Couto e Filipa Morgado explicam porquê.

Para saber quais são, carregue nas imagens abaixo.

Tudo o que precisa num único espaço