Agustina Bessa-Luís: a reedição das suas palavras aos 95 anos de idade
Conhecida como uma das mais irreverentes e determinadas escritoras portuguesas, Agustina Bessa-Luís está de regresso às livrarias com várias obras reeditadas pela Relógio d’Água, com quem conversámos. “Infelizmente, o estado de saúde de Agustina Bessa-Luís não lhe permite acompanhar a reedição das suas obras e do inédito ‘Deuses de Barro’. Contudo, a família tem feito esse acompanhamento e é notória a herança de exigência, rigor e criatividade literária e artística. As obras de Agustina tinham desaparecido das livrarias, à exceção de cinco títulos mais conhecidos e vendáveis. Pareceu-nos urgente marcar o regresso da autora de ‘Fanny Owen’ e ‘A Sibila’ ao contacto com os leitores”, adiantou a editora.
Mas há algo de especial e marcante neste conjunto de obras reeditadas. Para além de uma imagem mais atrativa e cuidada, o prefácio escrito por vários outros escritores. “A Sibila” foi prefaciada por Gonçalo M. Tavares e “Vale Abraão” por António Lobo Antunes. A estes nomes da literatura portuguesa, juntam-se Hélia Correia, António Mega Ferreira, Pedro Mexia e o poeta João Miguel Fernandes Jorge.
Segundo a editora Relógio d’Água, num período de cinco anos, serão publicadas mais de trinta obras. Para já, pode entrar no mundo de Agustina Bessa-Luís com as sugestões que deixamos e que pode encontrar na livraria Bertrand ou na Fnac do nosso Centro.