Alimentação: a melhor forma de ganhar defesas

Reforce o seu sistema imunitário e evite ficar doente com as nossas sugestões.

O outono chegou em força e os dias frios já se fazem sentir, o que significa que também estamos a entrar na época das chamadas “doenças de inverno”. As baixas temperaturas e o facto de haver uma maior concentração de pessoas em espaços fechados, fazem com que a propagação dos vírus se torne mais fácil, aumentando, também, a probabilidade de ficarmos doentes. Assim, é muito importante protegermo-nos.

Uma das melhores formas de o fazer é através da alimentação. Sim, leu bem. Ingerir os alimentos certos é meio caminho andado para um sistema imunitário reforçado e para o aumento das nossas defesas.

1 – Aposte numa alimentação variada

Aquilo que comemos tem um papel fundamental na construção de um sistema imunitário forte e resistente e a alimentação deve ser o mais variada possível.

2 – Escolha os melhores alimentos

Para que tenha uma “saúde de ferro”, deve dar primazia a produtos hortícolas, frutas, cereais integrais, sementes, leguminosas, peixe e gorduras vegetais.

3 – Lembre-se das vitaminas e dos minerais essenciais

As vitaminas e os minerais essenciais devem fazer parte de qualquer dieta saudável. A vitamina C, por exemplo, atua como antioxidante, tem um papel importante na produção de colagénio e na cicatrização de feridas e contribui para o normal metabolismo. Encontra-a em alimentos como laranja, limão, tomate, salsa, brócolos ou espinafres. Já a vitamina D ajuda a prevenir gripes e constipações, as doenças mais comuns no inverno, e pode ser ingerida através do consumo de laticínios, sardinhas, arenque, salmão e fígado.

No que diz respeito aos minerais, o zinco é um dos mais importantes, já que tem um grande efeito sobre o sistema imunitário e ajuda a diminuir a duração e severidade dos sintomas das constipações. Pode encontrá-lo em alimentos como peixe, marisco, gema de ovo, cogumelos, beterraba, alface, couve, laranjas e alpercer. 

4 – Não tenha medo dos suplementos

Por vezes a alimentação não é suficiente e, nesses casos, podemos reforçar o sistema imunitário recorrendo a suplementos alimentares que já disponibilizam a dose diária recomendada de vitaminas e minerais indispensáveis à nossa saúde.

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