Cinema: estreias da semana

As salas de cinema portuguesas recebem um nomeado para o Óscar de melhor filme – “Elementos Secretos”.

“Elementos Secretos”, que concorre a três categorias, retrata a história de três mulheres matemáticas que deram o seu contributo para mudar a história e cujos cálculos ajudaram a NASA a colocar os primeiros homens no espaço. O filme inspira a sua narrativa na obra biográfica “Hidden Figures – The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race”, de Margot Lee Shetterly. A obra cinematográfica foi premiada como o Melhor Filme 2016 pelo Sindicato de Atores de Hollywood, numa cerimónia que foi dominada por críticas à política de imigração do presidente Donald Trump.

E “Fragmentado”, o suspense de M. Night Shyamalan é já um sucesso de bilheteira nos EUA. É um thriller psicológico sombrio que evolui para o sobrenatural, onde James McAvoy desempenha 23 personalidades distintas.

Há ainda um Docbusters (documentário com blockbuster), “Patriots Day – Unidos por Boston”, de Peter Berg e com Mark Wahlber. É o segundo acontecimento trágico real que a dupla transforma em drama de cinema, depois de “Deep Water Horizon“, sobre o acidente de 2010 na plataforma petrolífera com o mesmo nome.

Leia mais sobre todas as estreias da semana, abaixo:

Elementos Secretos 

Revela a história de três mulheres afro-americanas que trabalham na NASA. É a Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae) que se deve o sucesso das primeiras missões espaciais da NASA. Durante a Guerra Fria, quando os EUA e a União Soviética disputavam a corrida espacial, três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes, que lhes valeram cargos na NASA, definiram difíceis trajetórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, em 1962.

A realização é de Theodore Melfi e no elenco encontram-se ainda Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell e Kevin Costner.

Fragmentado 

Conta a história violenta e psicológica em torno dos misteriosos retrocessos da mente dotada e fraturada de Kevin, onde existem 23 identidades diferentes dentro de si. É seguido pela Dra. Fletcher, a quem já deu a conhecer essas personalidades distintas, mas existe ainda uma oculta, preparada para se materializar e dominar as outras.

Um dia, uma das suas personalidades rapta três adolescentes, que mantém em cativeiro. Os jovens passam a conhecer as suas facetas e iniciam uma guerra pela sobrevivência.

O terror psicológico é escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. Os atores principais são James Mcavoy, Anya Taylor-joy, Jessica Sula, Kim Director e Haley Lu Richardson.

Patriots Day – Unidos por Boston 

Baseado em factos reais, o filme centra-se sobre o atentado terrorista durante a Maratona de Boston, em 2013, onde meio milhão de pessoas estava a assistir. Ed Davis, Comissário da Polícia de Boston, não tem descanso enquanto não os apanhar.

O filme é realizado pelo aclamado cineasta Peter Berg (“Deepwater Horizon”; “O Sobrevivente”) e conta com Mark Wahlberg, John Goodman, J.k. Simmons, Kevin Bacon, Michelle Monaghan e Melissa Benoist.

Tudo o que precisa num único espaço