Como reduzir o consumo de plástico fora de casa

Para muitos de nós, a sustentabilidade flui com a natividade de uma segunda língua. Porém, os hábitos que mantemos com facilidade dentro de casa, são mais difíceis de manter quando saímos. Conheça algumas dicas que ajudarão a reduzir o consumo de plástico e a manter outras práticas sustentáveis fora de casa.

 

Compre a granel sempre que possível

Comprar em quantidade e, de preferência, a granel, é um dos gestos mais eficazes que pode pôr em prática para reduzir o consumo de plástico fora de casa. Se não costuma fazer compras desta forma, experimente – nas suas próximas compras no Continente -, escolher os cereais, as leguminosas e os frutos secos a granel. Desta forma, leva só aquilo que acha que vai consumir e evita o excesso de embalagens de plástico.

 

Leve sempre um saco reutilizável consigo

Já não é novidade que os supermercados disponibilizam várias alternativas de sacos mais sustentáveis, desde o papel, aos sacos de plástico reutilizáveis, mas nem sempre são moldáveis aos nossos bolsos e carteiras de senhora. Assim, a nossa sugestão é que se faça sempre acompanhar de um saco de pano ou fibra quando sair de casa e que tenha sempre no carro alguns sacos grandes (de plástico reutilizável) dos supermercados.

 

Elimine a garrafa de plástico de uso único

Quantas vezes deu por si a comprar garrafas de água quando começou a sentir sede fora de casa? A sede aperta quando menos esperamos, é certo, mas a solução mais sustentável pode passar por trazermos a nossa própria garrafa. Hoje em dia, já há várias opções até esteticamente agradáveis, sendo que algumas possuem o seu próprio sistema de filtragem de água, não ocupando mais espaço que uma garrafa de água normal. As vantagens? Pode enchê-la em qualquer sítio com água corrente, o que ajuda a poupar dinheiro – e o planeta – a longo prazo.

 

Prefira o cone

Da próxima vez que sair para comer um gelado, a resposta à pergunta “é cone ou copo?” vai ser imediata: cone! Para além de saboroso, garante lixo e desperdício zero!

 

Escolha bem os brinquedos das crianças

É normal, durante a infância, as crianças acumularem muitos brinquedos, normalmente de plástico. Felizmente, estamos a dar passos atrás para continuarmos em frente, neste planeta e muitas lojas estão a voltar a vender brinquedos “à antiga”, feitos de madeira e de bambu, duas alternativas muito mais sustentáveis do que o plástico.

 

Dê continuidade à reciclagem, mesmo fora de casa

A separação do lixo é daquelas coisas que fazemos com fluidez nas nossas casas, mas nem sempre quando estamos fora. Faça um esforço consciente e, quando vier ao nosso centro, procure os nossos caixotes do lixo para todo o tipo de resíduos e embalagens. Vai ver que vai encontrá-los sempre que precisar e com muita facilidade.

Lembre-se: a sustentabilidade continua fora de casa e até os gestos mais pequenos podem fazer uma grande diferença na preservação do nosso planeta.

Tudo o que precisa num único espaço