5 passos para decorar o quarto do seu bebé

O primeiro quarto de um bebé é sempre mais especial para os pais do que propriamente para o recém-nascido. Ainda assim, há regras básicas a ter em conta na hora de o decorar. Inspire-se nas nossas sugestões e consiga um espaço bonito, prático e funcional.

Quando uma família está à espera de um bebé, são muitas as mudanças, as dúvidas, os receios e a ansiedade. Para que tudo esteja pronto – e perfeito – na hora do nascimento do rebento, o quarto ocupa sempre um lugar de destaque. Inicialmente o bebé irá dormir com os pais, mas numa fase posterior passará mais tempo neste espaço, seja para dormir, comer, brincar ou até tomar banho.

Antes de arregaçar as mangas, ir às compras ou colocar mãos à obra, descubra uma mão cheia de conselhos que temos para si:

Segurança

É uma das maiores preocupações parentais e muitas vezes pode mesmo fazer a diferença. Para o barato não sair caro, confirme que todos os móveis que compra são indicados para recém-nascidos, certifique-se que todas as peças estão bem montadas e lave todas as almofadas, peluches e tapetes frequentemente, para não acumularem bactérias prejudiciais para a saúde da criança.

Os essenciais

Existem três móveis obrigatórios e prioritários: um berço – com um bom colchão, lençóis e mantas de algodão anti-alérgicas – uma cómoda com trocador em cima – num tamanho médio e uma altura conveniente para si – e uma poltrona de amamentação – o conforto é a palavra de ordem quando der de mamar nos primeiros tempos.

Móveis 2 em 1

Aposte em peças versáteis, facilmente adaptáveis e transportáveis, com várias funções e bastante arrumação. Além de poupar algum dinheiro, ajuda a gerir melhor o espaço dentro do próprio quarto, que não deve estar demasiado cheio para não dificultar os seus movimentos e a sua rotina.

Cores

As cores que compõem o quarto de bebé são mais importantes do que possa imaginar, pois influenciam o estado de espírito, regulam o sono e controlam a ansiedade do rebento. A paleta deve ser suave, sóbria e aconchegante, recheada de tons neutros e pastéis. Pode sempre inspirar-se no sexo da criança, escolhendo uma base cor de rosa ou azul, ou então seguir as tendências de moda unissexo e escolher o amarelo, o branco, o cinzento ou o verde-água.

Luz

A luz no quarto do bebé deve ser moderada e o mais suave possível. Invista em cortinados de algodão, que deixem passar a luz natural, e não se esqueça de colocar uma pequena luz de presença na cómoda ou numa prateleira. Vai dar-lhe imenso jeito, acredite.

Agora que já apontou as nossas dicas, o passo seguinte é ir às compras. Clique na imagem e inspire-se na galeria de produtos, à venda no nosso Centro, que selecionamos para si.

Tudo o que precisa num único espaço