Dez curiosidades sobre o mundo de Harry Potter

A 26 de junho de 1997 era lançado o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro da saga que enfeitiçou todo o mundo Muggle. Sete livros e oito filmes depois, o universo Harry Potter continua a entrar na vida das pessoas seja com novos filmes que antecedem a história original, como Monstros Fantásticos e onde Encontrá-los”, como filmes que a sucedem  Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” – nunca deixando o mundo da feitiçaria cair no esquecimento.
Se é um fã incondicional desta saga recorde, ou descubra, as 1o curiosidades que se seguem. E percorra a nossa galeria para ficar a conhecer os produtos Harry Potter que pode descobrir na FNAC, a propósito deste aniversário.
1. Ir até à escola de Hogwarts Express… E antes disso como era?
Todos conhecemos o famoso comboio Hogwarts Express. Foi lá que tudo começou e que o famoso trio Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger se conheceu. Mas antes de existir a lei que obrigava a manter o mundo da magia escondido de todos os muggles (International Statute of Secrecy), todos os feiticeiros eram livres de viajar para a escola de magia como quisessem de vassoura, criaturas mágicas ou até com o feitiço Apparition”. Só depois desta lei surgiu o famoso comboio, escondido em Kings Cross na Plataforma 9 3/4, que só os feiticeiros conseguem ver.
2. A Professora Mcgonagall é Hatsalls
Chegados a Hogwarts cada aluno passa pelo Sorting Hat (Chapéu Selecionador) para saber a que casa pertencem. Os livros apenas relatam as histórias de Harry Potter, que quase ficou nos Slytherin, mas acabou em Grynffindor, e de Hermione, que apesar de ficar na mesma casa que Harry Potter, tinha todas as características de uma Ravenclaw. Mas Pottermore, site oficial da saga, afirma que a própria professora McGonagall ficou quase seis minutos com o Chapéu Selecionador, que se mostrou indeciso entre Ravenclaw e Gryffindor, acabando por escolher este último.
3. Afinal qual era o verdadeiro nome da Murta Queixosa?
Myrtle Elizabeth Warren é o verdadeiro nome da Murta Queixosa, contou a autora J.K.Rowling na sua conta do Twitter. 
Avançou também que a atriz que a interpretou tinha na altura 37 anos, sendo o elemento mais velho do elenco a ser um aluno de Hogwarts. 
4. Um dia com duplo significado
Todos nos lembramos do capítulo do primeiro livro onde Harry e Ron salvam Hermione de um Troll, na casa de banho. 
Nesse mesmo dia, cumpriam-se dez anos da morte dos pais de Harry.
5. O maior sonho de Dumbledore era a sua família 
Segundo J.K.Rowling, numa entrevista dada à revista TIME, quando Dumbledore encontra Harry Potter em frente ao Espelho dos Invisíveis espelho que reflete não a nossa imagem mas sim o nosso mais profundo desejo e lhe diz que, quando ele se olha ao espelho vê-se a usar um par de meias, é mentira. A autora afirma que, na realidade, Dumbledore vê a sua família unida e feliz.
6. Hermione Granger foi a primeira personagem criada para a saga
A mais inteligente, curiosa e determinada aluna da Escola de Magia e Feitiçaria, foi a primeira a ser pensada por J.K.Rowling. Porquê? Porque a autora afirma ter-se baseado nela mesma para escrever esta personagem com a qual tem em comum serem ambas as sabe-tudo” da escola.
7. Hagrid não tem Patronus e George já não consegue invocar um
O Expecto Patronus é um dos feitiços mais difíceis no mundo da magia. Há que começar por invocar a memória mais feliz e mantê-la de forma a que, quando se pronunciar o feitiço, apareça um Patronus – que assume a forma de um animal com as mesmas características do seu dono e age como o seu guardião mágico. Hagrid não tem um por ser um feitiço muito complicado, afirma a autora da saga. E George, após a morte de Fred, o seu irmão gémeo, nunca mais conseguiu criar um Patronus.
8. As paixões de Minerva McGonagall
Com apenas 18 anos conheceu Dougal McGregor, filho de um muggle agricultor. Já com o pedido de casamento feito, a professora mais querida de Hogwarts cancelou-o devido à imposição da lei Statute of Secrecy. Mais tarde soube que o seu quase marido foi morto por Devoradores da Morte num ataque anti-muggle. Mais tarde casou-se com Elphinstone Urquart, um oficial do Ministério, mas três anos mais tarde este foi morto pela mordida de uma Venomous Tentacula (uma planta venenosa). Desolada, McGonagall abandonou a sua casa em Hogsmeade e regressou à escola de Hogwarts, onde passou o resto da vida como professora.
9. O que é feito deles depois de Hogwarts?
Vemos Harry, Ginny, Hermione e Ron pela última vez quando deixam os seus filhos no Hogwarts Express. Mas, afinal, o que é feito deles depois disso? Segundo J.K. Rowling, Harry é um Auror membro do Ministério da Magia altamente treinado para combater os feiticeiros ligados à magia das trevas, Ginny escreve sobre desporto no Profeta Diário, Ron encontra-se a gerir a loja dos Weasleys  a Wizard Wheezes  e Hermione é chefe-adjunta do Departamento de Execução de Leis Mágicas no Ministério. 
10. E Draco Malfoy e Neville Longbottom?
Na mesma cena do último filme vemos Draco Malfoy com a sua mulher a deixar o filho. A autora da saga revelou que esta mulher é, na verdade, Astoria Greengrass, cuja irmã mais velha, Daphne Greengrass, fazia parte do grupo Pansy Parkinson, dos Slytherin. Quanto a Neville, casou-se com Hannah Abbot, da casa Hufflepuff, a futura proprietária do tão famoso pub Caldeirão Escoante.
Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço