Dia Internacional da Felicidade: já sorriu hoje?

Desde 2013 que se assinala esta efeméride que procura sublinhar como a procura da felicidade é um necessidade fundamental.

O Dia Internacional da Felicidade surgiu por sugestão do Butão, o pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a “Felicidade Nacional Bruta” em vez do Produto Interno Bruto (PIB).

Em abril de 2012, houve a primeira Reunião de Alto Nível da ONU sobre a “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Económico”, presidida por Jigme Thinley, na altura primeiro-ministro do Butão. E o resultado foi que a proposta para a criação do Dia Internacional da Felicidade foi aprovada por unanimidade pelos 193 estados-membros, que defenderam que a procura da felicidade é uma necessidade humana fundamental.

A 20 de março de 2013, comemorou-se pela primeira vez esta efeméride e, desde então, a data é assinalada um pouco por todo o mundo.

A par disso, todos os anos, o “World Happiness Report”, um estudo patrocinado pela ONU, elege os 155 países mais felizes do mundo tendo por base indicadores como a liberdade, os serviços de saúde, a educação, a esperança média de vida, o apoio social ou o rendimento médio. Sem surpresas, segundo dados do ano passado, o primeiro lugar pertence à Noruega, o segundo à Dinamarca e o terceiro à Islândia. Portugal surge na 89.º posição neste Índice Internacional da Felicidade, atrás de países como a Líbia, a Jordânia ou a Roménia.

E por que está na mão de todos fazer de cada dia, um dia mais feliz, anime o seu com a nossa galeria especial! Encontra tudo no nosso Centro nas lojas H&M, Mango, Parfois, Pull&Bear, Stradivarius e Zara.

 

Tudo o que precisa num único espaço