Dia Mundial do Livro: que tipo de leitor é?

Este é um artigo dedicado aos que leem, aos que estão a entrar neste mundo das letras e aos que ainda não se renderam. Porque há um livro para cada um de nós.

A religião foi o tema que levou ao nascimento do primeiro livro. “A Bíblia de Gutenberg” foi o primeiro a ser impresso. Com um total de 641 páginas e em latim, a obra foi feita com letras em chumbo e composta manualmente.

Em Portugal, o primeiro surge no ano de 1487 pelo judeu Samuel Gacon, e intitula-se de “O Pentateuco”, conhecido por ser o livro sagrado dos judeus.

Desde então que vários outros temas surgiram e hoje olhamos para a literatura como um todo imprescindível na educação, lazer e cultura.

Por todos esses motivos, a UNESCO implementou o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

O porquê desta data? A UNESCO escolheu o 23 de abril por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi nesta data que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. William Shakespeare também nasceu e morreu neste dia.

Contudo, numa data em que se dá tanta importância ao livro e ao autor, é impossível esquecermos os leitores. E, por isso, queremos saber que tipo de leitor que é.

Leitor express

Este tipo de leitor pode demorar algum tempo a escolher um livro, mas quando começa a ler a primeira página é como se ativasse a opção velocidade máxima. Lê os livros de uma assentada para poder encontrar uma outra aventura.

Leitor “all night long”

Não há horas marcadas, ainda que tenha de acordar às 7h da manhã. Quando este leitor entra no ritmo do livro, não há maneira de o fechar e pousar na mesinha de cabeceira. As olheiras fazem parte do look diário.

Leitor no metro, em casa, em todo o lado

Nunca se esquece de um livro em casa. Acumulam-se dores de ombros, costas e má postura por carregarem um livro sempre na mala ou mochila. Todos os minutos contam e, por isso, todos eles são uma boa altura para continuar a história que deixaram em stand by. No caminho para o trabalho, na pausa de almoço, enquanto espera pelos miúdos, enquanto se toma café, na preparação do jantar e, claro, antes de dormir.

Leitor spoiler

“Sabes que ele morre no fim?”; “Há continuação”; “Eles, afinal, são irmãos”. Podíamos fazer uma lista de spoilers que nos são dados sem permissão. Este leitor não consegue aguentar o entusiasmo só para si, embora isso lhe traga alguns leitores inimigos.

Leitor multifacetado

Não um, não dois mas mais livros, todos ao mesmo tempo. Este leitor não consegue ler apenas um obra. Consegue conciliar romances, thrillers e biografias. Nada é impossível para ele.

Leitor “all that money can buy”

“Este mês já não compro mais livros” ou “É só mais um”. Não há modo poupança para este leitor quando entra numa livraria. Aproveita todas as promoções, acumula todos os vales e o importante é trazer livros para casa para os devorar de uma assentada.

Re-leitor

Ler, reler e voltar a reler. Este tipo de leitor gosta de voltar ao livro onde já foi feliz. Reviver as histórias e relembrar-se de alguns pormenores esquecidos.

Identifica-se com algum tipo? Ou com todos? Seja qual for, um leitor prevenido vale por dois. E como queremos que as suas leituras estejam sempre em dia e que nunca lhe faltem livros, deixamos-lhe algumas sugestões para aproveitar o tempo na companhia de uma boa história. Pode encontrá-los na Bertrand e FNAC do nosso Centro.

Boas leituras!

Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço