5 Passos para organizar a sua casa ao estilo Marie Kondo

Aproveite o tempo extra que tem em mãos para limpar a casa, seguindo as sugestões da guru da arrumação: Marie Kondo.

Sim, é verdade: se há coisa que agora temos de sobra é tempo. E apesar de acharmos que vamos saber perfeitamente como o ocupar, ao fim de alguns dias podemos dar por nós sem ideias do que fazer: já lemos os livros todos que tínhamos em fila de espera, já vimos todas as séries que estavam na nossa lista da Netflix e fazer mais bolos não é opção (não há dieta que resista, não é verdade?). Por isso, trazemos-lhe uma sugestão que promete animar os seus dias: por que não começa as famosas limpezas de primavera? Garantimos que a tarefa é bem mais divertida do que parece – já que vai contar com a preciosa ajuda da guru das arrumações, Marie Kondo – e nem vai dar pelo tempo passar! Vamos, então, aos cinco passos que deve seguir para organizar a casa:

Reúna os materiais que vai precisar e faça um plano

organizar a casa

Diz-nos Marie Kondo que as grandes limpezas de primavera requerem um plano bem pensado e detalhado. Assim, antes de se atirar de cabeça às arrumações, garanta que tem todos os materiais que precisa. Já foi buscar os líquidos de limpeza, os panos, a vassoura e a esfregona? Ótimo, então podemos começar.

Decida onde quer focar a sua energia e defina objetivos claros. Não comece as limpezas se daí a uma hora tem uma reunião de trabalho, de ajudar os miúdos com os trabalhos de casa ou de fazer o jantar: não estabeleça limites de tempo, caso contrário irá sentir que precisa de se apressar.

Por fim, não se esqueça de se divertir! Abra as janelas, deixe entrar o sol e o ar fresco, ponha uma playlist animada e vá dançando enquanto arruma a casa.

Faça uma limpeza aprofundada

organizar a casa

As limpezas que fazemos diária ou semanalmente são ótimas para dar conta das áreas mais comuns da casa. No entanto, os cantos e as zonas debaixo e atrás dos móveis são frequentemente esquecidas. Assim, aproveite este tempo para arrastar o mobiliário e os eletrodomésticos. Esta é a altura para ser minucioso e limpar a fundo essas áreas, por isso leve o seu tempo.

O facto de ter os seus móveis fora do sítio pode fazer com que se sinta inspirado a reorganizar a disposição dos mesmos. É uma ótima ideia, mas tem de ser posta em prática com cuidado: a nossa casa deve ser um reflexo do que nos faz feliz, por isso deve reorganizar os móveis de forma a que o espaço lhe transmita tranquilidade e felicidade, criando uma área de que realmente gosta.

Troque as roupas de inverno pelas de primavera

organizar a casa

Depois de a casa limpa, é tempo de trocar as roupas de inverno pelas de primavera. Abra o armário e as gavetas, tire os casacos grossos, as camisolas de malha e os acessórios do frio e guarde-os num roupeiro que tenha disponível. Ao fazer isto, aproveite também para organizar as suas peças de roupa: veja o que já não lhe serve ou já não gosta, reúna essas peças e faça uma doação a alguma instituição de solidariedade.

A seguir, passe para as roupas de cama: troque os cobertores pesados e os edredões por lençóis mais frescos e cobertas leves. E não se esqueça de virar o colchão!

Não tenha medo de “destralhar” a casa

organizar a casa

Lembra-se da famosa pergunta de Marie Kondo, “Does it spark joy?”? É nesta fase que ela entra. Agora que já tratou das suas roupas, é tempo de passar para outros artigos: livros, papéis, brinquedos das crianças, itens diversos e, por fim, itens sentimentais. Sabemos que pode ser difícil “livrar-se” de algumas das coisas que tem em casa, mas vai ver que no final se sentirá muito melhor e terá um espaço limpo, arrumado e organizado.

Então e qual é o truque para organizar a casa? Pegue em todos os objetos (roupa, de decoração, utensílios de cozinha, o que for) e pergunte a si mesmo: “isto desperta-me felicidade?” Se sim, ótimo, pode ficar; se não, é hora de o deixar ir. Faça isto em todas as divisões da casa e guarde só aquilo que o fizer realmente feliz. As fotografias e os objetos que guardamos como recordação de algum momento seguem a mesma regra.

Ao fazer isto, pode seguir o mesmo princípio do ponto anterior e juntar alguns artigos, como brinquedos ou livros, e doar a instituições.

Não ponha tudo em caixas de armazenamento

organizar a casa

Parece um contrassenso, mas garantimos-lhe que não é: mais armazenamento não significa mais organização, muito pelo contrário! Segundo Marie Kondo, “guardar as coisas cria a ilusão de que o problema da desordem foi resolvido”. No entanto, mais cedo ou mais tarde, todas as caixas vão estar cheias, o quarto a transbordar de objetos e volta tudo ao início.

Assim, não caia na tentação de comprar caixas e mais caixas para guardar tudo. Primeiro deve passar pelos passos anteriores e decidir o que fica em casa e o que vai embora. Só depois de saber o que precisa de ser guardado é que pode avançar e arranjar algumas caixas, caso isso seja realmente necessário. Pode encontrar todos os produtos que precisa para arrumar a sua casa na nossa loja online.

O mais importante é ter auto-controlo e resistir a guardar todos os nossos pertences, e assim vai conseguir organizar a casa de forma mais eficaz.

Tudo o que precisa num único espaço