E depois da corrida, como recuperar?

Se participou ou está a preparar-se para participar numa corrida, o treino pós corrida é essencial. Saiba o que fazer.

Se participou na Maratona ou na Meia Maratona de Lisboa sabemos que andou a treinar para esta corrida. Mas assim que a conclui, saiba que é tão importante o treino pós-corrida, já que o corpo recupera muito melhor do esforço quando está em movimento.

É Miguel Rodrigo, fitness instrutor do ginásio Solinca que nos alerta para a importância da recuperação, um aspeto que deve ser tido em conta não só para grandes corridas, mas para qualquer atleta que se esteja a preparar para uma das muitas corridas que há este mês.

Logo após a prova, é essencial que reponha a água e minerais que gastou durante a corrida.

Além disso, o corpo precisa de repouso e de um bom ciclo de sono – sem isto, a possibilidade de gerar alguma lesão é maior.

Nos dias seguintes à corrida, e porque o corpo foi agredido com muito stress, é preciso voltar à ação. Miguel Rodrigo aconselha que volte ao ginásio e inicie o treino de recuperação com cargas mais moderadas e amplitudes seguras, em que sinta que está a controlar o treino.

É importante baixar um pouco o esforço. Se violar a tolerância, aproxima-se da lesão, por isso tenha consciência que o limite mudou, o organismo está mais frágil e tentar aproximar-se do esforço que fez na preparação da corrida é um erro crasso, alerta o fitness instrutor.

Vá com calma, evite impactos prolongados e demasiado elevados.

Para um treino moderado, opte por diferentes planos e direções, de modo a fugir ao padrão da corrida. Desta forma, não sobrecarrega o sistema e reequilibra o organismo através de treinos de mobilidade e postura.

À medida que se for sentindo confortável, vá aumentando a intensidade do seu treino. Mas não apresse a recuperação e ouça o seu corpo. Como refere Miguel Rodrigo, a ideia de que o que arde cura há muito foi desmistificada. A dor é um alerta do corpo e não um sinal positivo de excelente treino!.

Publicação
06 de Outubro de 2016
Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço