Férias de Natal em segurança com toda a família
Com a chegada do Natal, há muitos lugares que se vestem de luz e de cor. Se faz intenções de levar toda a família numas férias natalícias, ou se tem família em diferentes zonas do país e isso obrigará a fazer-se à estrada, então tenha em conta alguns conselhos para uma viagem segura e sem percalços.
Planeie com antecedência
O primeiro truque é planear antecipadamente a viagem e iniciá-la antes da hora prevista para o caso de surgir algum imprevisto: engarrafamento, avaria, mau tempo… Fazer pausas também é fundamental. Se a viagem for longa, descanse cerca de 10 a 15 minutos a cada duas horas de condução. Antes de iniciar a viagem verifique o estado do seu carro, especialmente dos pneus, travões, direção e faróis.
Crianças seguras
Se viaja com crianças, tenha em atenção a sua segurança: utilize o cinto de segurança, retire-as do carro pelo lado do passageiro e, caso tenham menos de 12 anos ou 1,35m de altura, devem utilizar uma cadeira própria.
Se conduzir não beba
É a velha máxima da segurança rodoviária. E o mesmo vale para substâncias psicotrópicas, estados de doença e fadiga e ainda uso do telemóvel. Quando estiver em viagem tenha atenção a estes aspetos, pela sua segurança e daqueles que viajam ou se cruzam consigo.
Respeite as regras de trânsito
Além de ser punido por lei, as infrações na estrada podem pôr em risco a vida de todos os passageiros. Respeite os STOPs, os sinais vermelhos e as passadeiras. Não ultrapasse o limite de velocidade, mantenha uma distância de segurança, evite ultrapassagens perigosas e circule sempre pela direita.
Devagar se vai ao longe
Nesta época festiva, se há coisa que é desafiada é a paciência dos condutores e transeuntes. Confrontados com mais congestionamentos nas estradas, em especial nos acessos aos centros das cidades e às zonas comerciais, é necessário ajustar as horas das deslocações a estes locais fora dos maiores picos de movimento.
Se está a pensar ir dar um passeio, siga os nossos conselhos para uma viagem segura e um Natal sem imprevistos. E boas férias!