Inscreveu-se na sua primeira corrida. E agora?

Ainda vai a tempo de se preparar para uma corrida para este mês. Só tem de seguir as nossas dicas.

Com a chegada do verão, sabemos que tem o treino em dia por isso, por que não juntar corrida à sua rotina de treino? Inscrever-se numa corrida pode ser o ponto de partida para este hábito e julho é o mês ideal para isso já que tem, pelo menos, uma corrida por semana.

Só tem de escolher em qual se quer inscrever e saber como se preparar para a corrida.

Para Rui Sá, Fitness instrutor do Solinca Dragão, na corrida é importante seguir passos, estabelecer objetivos e ir conquistando as pequenas metas e vitórias a que nos propomos.

Foi com ele que falámos para saber o que é importante neste treino de preparação. As dicas do Fitness instrutor dirigem-se principalmente a quem nunca participou numa corrida e por isso não tem bases de treino ou preparação.

Conheça as dicas de Rui Sá e siga os seus conselhos:

1. Seja realista

É importante que avalie o estado em que se encontra. Estabeleça um objetivo base e trabalha para o mesmo a partir daí.

2. Não comece logo a correr

Se não costuma correr, a sua preparação para uma corrida terá de começar com caminhadas e, gradualmente, introdução de pequenos períodos de corrida. “Sempre que nos formos sentindo bem, e cada vez mais conscientes das nossas capacidades, vamos acrescentando corrida” explica Rui Sá. “Assim podemos evoluir de forma sustentada e sem percalços”, realça. Para começar, faça caminhadas de base 30 minutos por sessão.

3. Introduza a corrida de forma gradual

A evolução do seu treino deve ser gradual. Comece por introduzir cerca de 15 a 20 segundos de corrida a cada 1 a 2 minutos de caminhada. Aos poucos, vai ser capaz de substituir o tempo de caminhada por corrida.

4. Não tenha pressa

Ao passar da caminhada para a corrida, faça-o de forma sustentada, para garantir que não se sente ofegante ou cansado. “Procure inicialmente o conforto de uma corrida leve ou de uma caminhada acelerada”, aconselha o fitness instrutor.

5. Mantenha a rotina

Faça por seguir um plano de treino, sem quebras. Deste modo, e como garante Rui Sá, “os ganhos serão notórios e, a seu tempo, vai começar a sentir que é capaz de passar a correr sem qualquer problema”.

6. Não desista

Uma dor ou inflamação que sinta não deve motivar a paragem completa do seu treino, mas sim a readaptação da sua forma de treinar. “Reduza as partes intensas , de corrida, e altere-as para fases menos intensas, de caminhada”, aconselha.

7. Hidrate-se

É importante que mantenha uma boa hidratação ao longo do dia – e não apenas durante o treino, mas pode e deve hidratar-se durante o treino, mesmo em períodos curtos de tempo. “Beba de forma consciente: sempre em pequenas quantidades e muitas vezes” alerta Rui Sá.

8. Tenha atenção ao que come antes do treino

Evite comer imediatamente antes dos treinos, principalmente lacticínios, pois poderá causar indisposição. De resto, basta manter uma alimentação saudável e completa, com proteínas magras, carbohidratos (frutas, legumes e cereais integrais) e gorduras saudáveis (frutos secos,sementes ou azeite).

Depois da corrida propriamente dita, ou mesmo da caminhada, é importante que faça alongamentos. Vai prevenir que tenha lesões e fazer com que, no dia seguinte, não se sinta tão dorido.

Além disso, tanto nos treinos como na corrida para que se inscreveu, opte sempre por roupa confortável, leve e adequada para a mobilidade. Rui Sá realça que o ponto mais importante será sempre o calçado.

Não tem de comprar um topo de gama logo na sua primeira corrida, mas as sapatilhas velhas que estão no fundo do armário há três anos também não servem.

Opte por um calçado novo e apropriado, não só à corrida, mas também ao seu tipo de passada. Numa loja especializada terá recomendação sobre o calçado mais adequado a uma melhor corrida.

Por fim, Rui Sá deixa um conselho: “A corrida, por muito que possa ser vista como algo solitário, deve ser partilhada, por isso, partilhem a vossa experiencia com amigos, família, desconhecidos, ginásio e por aí fora. Partilhem o vosso gosto pela corrida e pelo que vos faz sentir bem e verão que tudo tem um sabor ainda melhor.”

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