Maria Guedes: Editor’s Letter Outubro
Outubro é mês de falar em tendências de outono/inverno! Está na hora e já apetece. É certo que os dias mais quentes teimam em continuar por aí, mas ao mesmo tempo começa a estar na hora de fazer ‘aquela’ limpeza ao armário, e de construir uma base sólida, coerente e – esta temporada – divertida, para os meses que se seguem. Alturas em que apetece o abraço quentinho de um bom casaco e de um camisolão de lã, em que apetece voltar ao chá e ao sofá, viver a intimidade do lar e apetece também aderir ao espírito solto e excêntrico da moda desta estação.
O mood é ‘dress up’.
Pensem na alegria das meninas pequeninas que se vestem de princesa para passar o dia em casa a brincar – a moda quer que sintamos o mesmo! Que volte a ser divertido vestir roupas diferentes e silhuetas inesperadas que nos façam entram em personagem ou simplesmente num estado de espírito mais alegre, ainda que descontraído. É a saia de tule com uns ténis, o batom encarnado com a camisola de lã do costume, as calças de vinil com o nosso sobretudo preferido, os botins brancos que alegram os jeans. É começar no conforto e acrescentar elementos disruptivos, e vale tudo menos usar as regras pré-estabelecidas de combinações de cores, estampados e proporções.
Há uma vibração retro no ar, há cores ricas e há acessórios fortes. Os básicos do minimalismo vieram dar lugar a uma explosão de roupas especiais, num maximalismo otimista, confiante e despreocupado. É sobre estas tendências incríveis que vou falar durante os próximos artigos, com a certeza de que as primeiras expressões serão de resistência, imediatamente seguidas de entusiasmo e vontade de mergulhar nas linhas com que se cose esta nova estação!