Maria Guedes: red, red, red!

Já não sobram dúvidas: o vermelho é a cor da estação e a que melhor combina com esta época natalícia.

1. Look total | Red

Esta estação, nas semanas da moda de setembro e outubro, o look encarnado-da-cabeça-aos-pés foi uma presença constante! Improvável, demasiado forte, demasiado ousado, demasiado vistoso e provocador – tudo o que, noutros tempos, uma mulher não deveria ser – mas infinitamente convidativo e também muito divertido! Usar esta cor de forma integral passou imediatamente a ser uma afirmação de moda e diversão (lembram-se de vos ter dito que a moda este outono quer isso mesmo: que nos livremos de regras e nos entusiasmemos com a vida cheia de cor?). O encarnado deixou de ser assustador: é uma cor tão interessante que foi imediatamente abraçada, e que continua a ser bastante celebrada este inverno. Já vi nas ruas de Portugal este look integral destemido e divertido, e tenho a certeza de que a tendência se perpetuará durante mais algumas estações!
Dicas para usar esta tendência:
-Mostrar um pouco de pele para que a mancha de cor não seja tão forte (neste caso escolhi uma minissaia).
  • -Usar um tom mais escuro torna o resultado mais mais subtil (neste caso escolhi usar o tom mais forte e mais aberto).
  • -Misturar texturas ou materiais torna geralmente o resultado mais interessante; é mais bonito misturar camadas do que ter apenas um bloco de cor e textura.
2. Look com apontamentos | Red
Antes de avançar para o look total – e porque esta tendência além de convidativa é “puro Natal” e absolutamente irresistível – o ideal é começar pelos acessórios. Uma carteira, um par de sapatos, um cinto ou até mesmo um sobretudo, são um excelente ponto de partida. O que sugiro é um tom mais profundo e rico que se combine facilmente com tons terra – bege, camel, castanho, terracota – ou com cinzas. Num registo mais festivo fica bonito misturar também os tons de frutos silvestres – cor de amora, cor de mirtilo, cor de framboesa – com esta tonalidade base. Para evitar contrastes demasiado afiados – e óbvios – é sempre mais interessante evitar o preto e branco com esta cor; se for o caso (a verdade é que é a combinação mais fácil) a minha recomendação é que se junte uma terceira cor: encarnado + branco + azul escuro OU encarnado + preto + cinza.
Aproveitem esta tendência tão festiva e não deixem de se divertir com estes passos subtis que nos levam alegremente para uma moda mais divertida!

Tudo o que precisa num único espaço