Lenços e gravatas? O Sr. Fato conta-nos os segredos
João Marques – mais conhecido por Sr. Fato – ainda era criança quando vestia blazers que lhe davam pelos joelhos. Habituado a ver os homens da sua família de fato e gravata, hoje leva o legado para o meio digital, onde na sua página de Instagram inspira mais de 3 mil seguidores.
Conta-nos que foi há 11 anos, quando o livro “O Gentleman” de Bernhard Roetzel lhe veio parar às mãos, que começou a despertar ainda mais para este hobby clássico e elegante.
“Passei esse mês inteiro a desenhar e a pesquisar formas de conseguir produzir conteúdo da forma que gosto. Disso resultou a personagem que hoje conhecem como Sr. Fato! Um jovem em constante aprendizagem, das boas maneiras e do bom gosto em vestir, que partilha tudo o que sabe com quem quiser aprender”, conta-nos.
Se anda à procura da melhor gravata e do melhor lenço, o melhor é ler a conversa que tivemos com o especialista. Pode, depois, percorrer a nossa galeria para descobrir onde moram estes acessórios tendência no nosso Centro!
Se abríssemos o seu roupeiro, qual seria o estilo que encontraríamos?
O meu guarda-fatos é sobretudo clássico, com um ligeiro toque de juventude natural da minha idade. Mas encontram muitos fatos e camisas e uma gaveta cheia de gravatas, lenços de bolso, suspensórios e outros acessórios!
Há alguma peça que use com mais frequência?
Ultimamente, tenho sido influenciado pelo Artur dos “Portuguese Dandys” a usar chapéu. Mas a peça que mais uso é, certamente, o “canotier”, o meu chapéu de palha.
Há alguma peça favorita que não prescinda?
Sim, claro! Acho que é um “must-have” e pode safar em qualquer situação: o blazer azul navy de botões dourados. Não é totalmente formal, mas é muito versátil e quando estamos com um look mais casual e precisamos de lhe dar alguma classe, não há peça melhor que um blazer navy.
Escolher uma gravata pode ser um verdadeiro desafio. Quais os conselhos que dá para a escolher com sucesso?
As gravatas podem parecer simples, mas não são! Uma gravata pode ter vários tamanhos: podem ser slim, de 5 a 6,5cm, a dita normal, de 6,5 a 8cm, ou a mais larga, com 8 a 9,5cm.
A escolha depende muito do tamanho da lapela, que deve coincidir com a espessura da gravata e, claro, com a fisionomia da pessoa e o nó que usa. Não esquecer: gravatas acetinadas de cores muito vivas são um erro! Cores mais discretas são sempre mais seguras!
Lenços nos fatos. Como usar e abusar?
Usar lenços nos fatos é mais uma nova reaproximação dos homens aos ditos “pocket square”, ou seja, quadrados de bolso, na tradução literal.
Hoje em dia, há um despertar para esse mundo dos lenços, e os homens, que descobrem aos poucos as maravilhas do estilo clássico, vão percebendo que há pormenores que fazem a diferença. A única dica é: nunca usar lenço exactamente igual à gravata.
Gravatas e lenços: como conjugar com as camisas e respetivos fatos?
A combinação gravata, camisa e lenço é feita através das cores e padrões. Uma camisa pode ser branca ou azul, na maioria dos casos, e deve ser combinada com gravatas de tons mais escuros que a camisa.
As cores nas gravatas e lenços podem seguir uma lógica do círculo cromático, através de cores complementares, cores quentes ou frias ou simplesmente próximas no tom. No que toca a padrões, devem ser sempre diferentes, mas que conjuguem na perfeição.
Quais as tendências desta nova estação no mundo dos fatos/acessórios?
Estamos a entrar no outono/inverno e os tons começam a escurecer. O uso de casacos tweed e a confusão de padrões e emblemas ao estilo “Ivy League” são fortes tendências, na moda em geral. No que toca ao estilo clássico, a tendência mantém-se num corte mais “slim”, no casaco de lapelas mais largas, gravatas de padrões clássicos e simples, sapatos sempre impecáveis e, claro, a procura em valorizar um simples fato através do uso de pulseiras de pedras, bons relógios e uma atitude de verdadeiro gentleman!