Sugestões para o Dia Internacional do Vinho do Porto

No dia 27 de janeiro comemoramos o Dia Internacional do Vinho do Porto. Já sabe como vai brindar? O nosso Centro dá-lhe ideias!

Mais do que símbolo de uma região, é um símbolo do país. É um dos produtos mais exportados por Portugal, bebendo-se um pouco por todo o mundo. E assume tal importância que tem o seu dia Internacional a 27 de janeiro e até já lhe dedicaram músicas. Como a que Carlos Paião cantou com Cândida Branca Flor, em 1983: “Vinho do Porto, Vinho de Portugal | E vai à nossa, À nossa beira-mar | À beira Porto, Há vinho Porto mar | Há-de haver Porto, Para o nosso mar.”

E é por estarmos a celebrar este néctar de produção exclusivamente portuguesa, que lhe deixamos algumas curiosidades sobre o mesmo. E já que aqui estamos, brindemos, sempre com Porto, claro. 

História:

O vinho do Porto como o conhecemos surgiu no século XVII, aquando da importação dos nossos vinhos pelos britânicos. De modo a preservar o vinho durante as longas viagens marítimas da época, os comerciantes começaram a introduzir aguardente nos barris e não demorou muito até os marinheiros perceberem que a aguardente, além de conservar o vinho, também enriquecia o seu sabor e o seu nível alcoólico.

E, foi assim, quase acidentalmente, que se criou a fórmula da bebida que viria a ser conhecida em todo o mundo como Vinho do Porto, por ser exportada a partir desta cidade.

O vinho é produzido exclusivamente na região demarcada do Douro Vinhateiro para preservar a sua qualidade.  As caves estão maioritariamente situadas em Vila Nova de Gaia, o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo.

Tipos de Vinho do Porto:

Existem três tipos de Vinho do Porto: o Branco, o Ruby e o Tawny.

Dentro destes tipos, estão as categorias que representam e definem o valor, aroma e qualidade do vinho. A todos os vinhos que envelhecem até três anos dá-se a categoria standard. Depois existem as categorias Reserva, LBV, Tawnies envelhecidos, Colheita e Crusted.

As principais Caves:

As nossas sugestões para o Dia Internacional do Vinho do Porto:

Quer aprender mais sobre a história e as curiosidades deste famoso vinho generoso? O melhor que tem a fazer é visitar o local onde o mesmo é produzido e ouvir quem o produz.

Por isso, agende visitas a uma ou mais caves e enriqueça a sua cultura e refine o seu palato. Visite um salão de vinhos ou dedique um momento caseiro, de preferência a seguir ao jantar, para degustar os seus Vinhos do Porto favoritos na companhia de amigos e família.

E agora que já conhece as nossas sugestões, dê uma vista de olhos em alguns dos muitos vinhos do Porto que encontra no nosso Centro!

Tudo o que precisa num único espaço