As melhores sapatilhas para caminhadas

É verdade, o par que utiliza nas aulas de ginástica não é o indicado para fazer caminhadas. Neste artigo explicamos-lhe como escolher as melhores sapatilhas para caminhar e ainda lhe deixamos algumas sugestões de sneakers na nossa galeria.

Não há exercício físico mais simples e acessível do que caminhar: não tem custos, pode ser praticado por toda a gente e pode ser feito a qualquer hora do dia. Para quem é sedentário, é a forma ideal de ter um estilo de vida mais equilibrado e saudável. E acredite em nós: ao fim de algum tempo já não vai conseguir passar sem a sua caminhada diária!

Os benefícios são mais que muitos: além de ajudar a emagrecer, de fortalecer os músculos e os ossos, de cuidar do seu coração e de prevenir algumas doenças, a caminhada também contribuiu para a melhoria da saúde mental.

Mas se pensa que basta sair de casa e começar a andar, desengane-se. Antes de decidir dar os seus primeiros passos, deve escolher umas sapatilhas adequadas. Sim, nem todas servem! E são tantos os fatores que influenciam na escolha do calçado que sabemos que se pode tornar confuso. Para lhe facilitar a vida, damos-lhe a conhecer as principais características que deve ter em conta na hora de escolher o seu equipamento para caminhar.

Alguns dos fatores mais importantes a considerar são de ordem anatómica: o seu tipo de pé, o seu peso e a existência (ou não) de historial clínico de lesões. Além disso, deve também ter em conta o piso: se optar pela terra batida, deve escolher umas sapatilhas com maior tração nas solas; por outro lado, se for para a estrada, deve comprar umas que privilegiem o amortecimento, já que, durante as caminhadas, o impacto do peso do corpo aumenta entre 1,5 a 2 vezes. Assim, as sapatilhas devem fornecer um bom apoio ao tornozelo e o sistema de amortecimento ajuda a prevenir entorses e lesões na coluna. Deve preferir, ainda, ténis com atacadores, uma vez que estes conferem mais estabilidade em pisos irregulares.

Agora que já sabe como escolher as sapatilhas adequadas para si, só precisa de espreitar a nossa galeria, passar pelo Centro Vasco da Gama… e fazer-se ao piso!

Tudo o que precisa num único espaço