O NOS Alive está de volta

O festival traz bandas como Pixies, The Chemical Brothers, Robert Plant and the Sensational Space Shifters, Radiohead, Arcade Fire e M83.

A 10.ª edição do festival NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés e irá espalhar música por sete palcos durante os dias 7, 8 e 9 de julho. Este ano, o festival traz duas grandes novidades: um tablado pela primeira vez dedicado ao fado e um alinhamento especial para o Pórtico NOS Alive, que contará com seis bandas conhecidas que trabalham versões de covers dos maiores nomes da música nacional e internacional – como Jill Scot, Stevie Wonder, James Brown, Nina Simone, Tower Of Power, entre outros – e ainda com três DJs conceituados.

A Rua EDP vai recriar os vários elementos da cultura portuguesa através de uma cenografia que contará com arquitetura pombalina e que inclui uma espécie de casa de fados – a EDP Fado Café. O palco dedicado a este estilo musical português ficará na zona que geralmente acolhe os pontos de comércio e o cartaz contará com os fadistas Marco Rodrigues e Raquel Tavares, o músico Tiago Bettencourt e Hélder Moutinho, entre outros.

Os outros dois espaços culturais desta rua são a Central Tejo, onde os festivaleiros poderão tirar uma fotografia utilizando canetas luminosas para pintá-la com a imagem que quiserem, e o espaço de apresentação do MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, onde os mais curiosos poderão ficar a conhecer o novo museu através de uma visita virtual.

“o certame traz um tablado pela primeira vez dedicado ao fado”

Para além do fado, regressam os habituais rock, pop, eletrónica e o hip hop. Do amplo alinhamento previsto fazem parte nomes como Radiohead, Arcade Fire, Tame Impala, Pixies, Chemical Brothers, Robert Plant, Calexico, Foals, Grimes, Four Tet e muitos artistas portugueses, como Dead Combo, Mundo Segundo & Sam The Kid, Branko, Agir e Throes + The Shine.

No primeiro dia, os The 1975 terão direito a honras de palco principal. Os escoceses Biffy Clyro vão trazer uma eletrizante descarga de rock. Robert Plant and the Sensational Space Shifters, trazem ao Passeio Marítimo de Algés covers de Led Zepelin, entre outros nomes. O rock alternativo de Boston dos Pixies é sempre desejado por muitos e os Chemical Brothers vêm com o novo álbum.

A 8 de junho é o dia do regresso dos Radiohead a Portugal. Mas, no palco NOS, antes dos cabeças de cartaz é possível escutar o pop eletrónico dos Years & Years, o rock dos Foals ou os Tame Impala de Kevin Parker. O palco Heineken brinda com sonoridades de Jagwar Ma e o rock de Courtney Barnett. O hip hop de Carlão também vai marcar presença e os Hot Chip prometem fazer dançar. Já o NOS Clubing vai andar em torno do hip hop (NBC, Sir Scratch, & Bob da Rage Sense, Mundo Segundo & Sam the Kid), do funk (Da Chick) e com uns tons de funaná, disco e afro-beat. No Raw Coreto by G-Star Raw poderá escutar a energia dos Youthless, o folk dos The Loafing Heroes ou a eletrónica emocional dos Elotee.

“No primeiro dia, os The 1975 terão direito a honras de palco principal”

M83, projeto do francês Anthony Gonzalez e a cantora Grimes são duas das estreias do dia 9 de julho, no Palco NOS e no Palco Heineken, respetivamente. Um dos grandes nomes do dia é Arcade Fire que, por si só, justificariam a deslocação ao Passeio Marítimo de Algés. O Palco Heineken vai ser pequeno para os Calexico, os Ratatat que vão dar música aos resistentes do festival, os PAUS e para os Four Tet que vão trazer retalhos de hip-hop, eletrónica, techno, jazz, grime ou folk. O NOS Clubing será para dançar. E muito. Haverá os Boys Noize, Hana, Mirror People (do X-Wife, Rui Maia) e os Whales, vencedores da última edição do Festival Termómetro.

Com a venda de bilhetes quase esgotada, apenas restam ingressos para o dia 7 e custam 56€ na Fnac. Os passes para os três dias do festival e os bilhetes para 8 de julho, dia em que atuam os Radiohead e os Tame Impala, foram os primeiros a esgotar.

Este é o único festival que recebe o público com um palco na entrada do recinto e conta com os palanques do Pórtico NOS Alive, o Palco NOS, o tablado Heineken, NOS Clubbing, Raw Coreto by G-Star Raw, Jardim Caixa e o EDP Fado Café.

Conheça aqui o alinhamento por dias em cada palco:

Dia 7 de julho

PALCO NOS – The Chemical Brothers, Pixies, Robert Plant and The Sensational Space Shifters, Biffy Clyro e The 1975.

PALCO HEINEKEN – 2ManyDJs (DJ Set), Wolf Alice, John Grant, Soulwax, Vintage Trouble, Sean Riley & The Slowriders, L.A. e os The Happy Mess.

NOS CLUBBING – Junior Boys, Branko Live, SG Lewis, Bob Moses, Xinobi Live, Throes + The Shine e Nudozordo.

RAW CORETO BY G-STAR RAW – The Poppers, Golden Slumbers, Ganso, A.J. & The Rockin’ Trio, e Alex D’Alva Não É Um DJ.

JARDIM CAIXA – Dr. John Cooper Clarke, Salvador Martinha FT. Tatanka, Môce Dum Cabréste, Pedro Figueiredo, Carlos Vidal, Rita Camarneiro – Host, Afonso Paiva, João Rosa Luz e Luís Afonseca.

EDP FADO CAFE – Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Dead Combo E as Cordas da Má Fama e Deluxe Trio.

PÓRTICO NOS ALIVE – Seattle,Impossibly Funky Band e DJ Cotrim.

Dia 8 de julho

PALCO NOS – Radiohead, Tame Impala, Foals e Years & Years.

PALCO HEINEKEN – Two Door Cinema Club, Hot Chip, Father John Misty, Carlão, Courtney Barnett, Jagwar Ma e Soulvenir.

NOS CLUBBING – NBC, Sir Scratch & Bob Da Rage Sense, Mundo Segundo & Sam The Kid, Da Chick, HMB, DJ Kamala & Filipe Gonçalves, MGDRV, Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound, DJ Kamala e Vizinhos do Lado.

RAW CORETO BY G-STAR RAW – Youthless, The Loafing Heroes, Elotee, Lotus Fever e DJ a Boy Named Sue.

JARDIM CAIXA – Pedro Tochas, João Seabra, Diogo Batáguas, David Almeida, Joana Machado, Inês Aires Pereira – Host, Ricardo Couto, Miguel Caracóis e Sebastião Dutschke.

EDP FADO CAFE – Hélder Moutinho, Marco Oliveira, Vanessa Alves, Ricardo Parreira e Deluxe Trio.

PÓRTICO NOS ALIVE – Woodstock Band, Trio Cadmira + 1 e Kokeshi.

Dia 9 de julho

PALCO NOS – Arcade Fire, M83, Band of Horses, Agir e Vetusta Morla.

PALCO HEINEKEN – Grimes, Jose González, Four Tet, Paus, Ratatat, Calexixo e Little Scream.

NOS CLUBBING – Boys Noize, Hana, Club Cheval, Mirror People, Francis Dale, Isaura e Whales.

RAW CORETO BY G-STAR RAW – Kero Kero Bonito, Jibóia, Galgo, Savanna, Gandambiente e DJ Glue.

JARDIM CAIXA – Top Genius – Nuno Markl e Vasco Palmeirim, Altos e Baixos – Joana Marques e Daniel Leitão, António Machado, Planeta Fluffen, João Paulo Sousa, Soraia Carrega – Host, Enrique Alhinho, Hugo Nevez e Paulo Abreu.

EDP FADO CAFE – Tiago Bettencourt, Ana Sofia Varela, Teresinha Landeiro, Pedro de Castro e Deluxe Trio.

PÓRTICO NOS ALIVE – Mob, Jimdingo e Darksunn.

Publicação
07 de Julho de 2016
Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço