O regresso às aulas segundo Maria Guedes

A azáfama dos dias de escola está aí e com ela chegam os dias mais frescos e a necessidade de renovar o guarda-roupa dos mais pequenos.
Moodboard para rapariga

Os miúdos crescem de estação para estação e não há como evitar uma renovação de guarda-roupa a cada temporada. Há mães que gostam de comprar tamanhos maiores e mais duradouros – e fazem bem! – mas há sempre uma série de roupas que, se não forem herdadas por irmãos, primos e amigos, é preciso renovar.

Nesta renovação gosto de criar a minha própria ‘farda’ de escola: um conjunto de roupas que seja 1) suficiente (não mais do que isso), 2) fácil de combinar entre si, 3) fácil de vestir pelo meu filho, 4) bom para usar em dias frios ou mais quentes, 5) resistente até à próxima Primavera e, claro, 6) com alguma pinta!

Geralmente compro uma série de básicos (t-shirts e calças de cores lisas) e depois escolho – com um trabalho de pesquisa maior – um casaco e ténis giros que animem tudo o resto!

Nesta imagem usei a cor cinza para dar mais destaque ao tipo de peças sugeridas mas a ideia é que cada pessoa compre cores, estampados ou bonecos a gosto! (eu bem sei que este ano não me livro do Batman e de algumas roupas pretas…)

Moodboard para rapaz
Moodboard para rapaz

 

Aqui fica a minha ‘receita’ para o Regresso às Aulas:

  • 2 ou 3 calças frescas de algodão
  • 2 ou 3 calças mais grossas
  • meia dúzia de t-shirts de algodão
  • meia dúzia de long-sleeves de algodão (t-shirt de manga comprida)
  • 2 casacos de capuz
  • 1 calças de ginástica
  • 1 casaco quente (parka ou blusão)
  • 1 ténis
  • meia dúzia de meias curtas
  • meia dúzia de meias até ao joelho

É um grupo pequeno de roupa mas – pela minha experiência – suficiente para estes dias em que os miúdos devem estar confortáveis. 

Em teoria sugiro exatamente o mesmo tipo de peça para as raparigas – com outros detalhes mais girly – mas sei que neste caso (por também ter uma filha) é mais difícil resistir e conseguir um grupo tão minimalista. Tento de qualquer forma aproximar ao máximo – a long sleeve é substituída por uma blusa, o casaco de capuz por um de malha, as calças por saias ou calções – de modo a manter a fórmula, que resulta!

Esta ‘receita’ serve para usar durante as semanas de escola – com acessórios também a gosto! – e para o fim-de-semana, festas de anos, almoços de família e Natal, guardo dois ou três conjuntos mais especiais.

Espero que estas sugestões sejam úteis e bom regresso às aulas!

Tudo o que precisa num único espaço