Olha o passarinho…

Da invenção da fotografia, em 1837, às imagens digitais contemporâneas vai um mundo. Um mundo de tecnologia e inovação.

Já diz o ditado: uma fotografia vale mais do que mil palavras! E se assim é, muito se deve a Louis Daguerre que em 1837 inventou o daguerreótipo, um processo que consistia em fixar uma imagem numa placa de cobre, formando uma superfície espelhada. Essa imagem era, ao mesmo tempo, positiva e negativa, dependendo do ângulo em que se observava.

Apenas dois anos depois desta invenção, exatamente a 19 de agosto, a Academia Francesa de Ciências considerou este processo como “um presente para o mundo” e assim nascia o Dia Mundial da Fotografia.

Hoje, 180 anos depois, comemora-se a data num mundo de tecnologia digital já muito distante da descoberta de Daguerre. Os equipamentos – não só máquinas fotográficas mas também telemóveis ou drones – são cada vez mais sofisticados e mais intuitivos, sendo a qualidade das imagens cada vez melhor. Já para não falar da simplificação dos processos de captação e impressão, e do aumento da capacidade de armazenamento e reprodução.

Seja como for, o Dia Mundial da Fotografia é sempre um bom pretexto para integrar algumas iniciativas comemorativas da efeméride como workshops, maratonas fotográficas ou concursos. E quer seja um amador ao profissional, hoje com a disseminação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se neste mundo.

Veja a nossa seleção para elevar as suas capacidades a um outro nível.

 

 

Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço