O Vasco da Gama também tem um Nariz Vermelho

Vamos receber uma exposição para celebrar o 15.º aniversário da Operação Nariz Vermelho e convidamo-lo a vir celebrar connosco! Entre 27 de outubro e 5 de novembro.

Se é difícil adoecer quando se é adulto, imagine-se sendo criança. Os dias passados em hospitais são, além de tudo o resto, demasiado pesados e sisudos, não permitindo aos miúdos sonhar e brincar como devem, enquanto crianças.

Para trazer sorrisos a todos os pequeninos a passar por problemas de crescidos, existe uma equipa de anjos, perdão, de palhaços: os Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho (ONV). A instituição portuguesa comemora este ano o 15.º aniversário e o Vasco da Gama celebra-o também, com uma exposição fotográfica, patente de 27 de outubro a 5 de novembro.

A propósito da exposição de Narizes Vermelhos que vamos receber no nosso Centro, decidimos ir conhecer melhor a ONV e os seus Doutores Palhaços. Conheça também!

Por detrás de um grande palhaço, está sempre uma grande mulher

Criada em 2002, a Operação Nariz Vermelho é uma instituição particular de solidariedade social, sem qualquer vínculo a religiões ou orientações políticas. Nasceu da vontade de Beatriz Quintella – atriz, palhaço e contadora de histórias luso-brasileira – de levar às alas pediátricas dos hospitais portugueses um pouco de ânimo. Desenvolveu então um programa de intervenção semelhante ao que existia nos Estados Unidos da América, com uma ação contínua e profissional, virada para as crianças. Quinze anos depois da criação da Operação Nariz Vermelho, Portugal tem 14 hospitais, espalhados por todo o país, que contam com uma equipa de 23 Doutores Palhaços prontos para colorir os dias mais cinzentos das suas crianças.

O lado sério da palhaçada

O trabalho dos Doutores Palhaços não é isolado: conta com muita dedicação de quem fica nos bastidores: quem estuda, dirige e avalia cada intervenção feita. Todos os Palhaços recebem formação e acompanhamento para que desempenhem os seus papéis da melhor forma, adaptando-se a cada criança e a cada situação. O núcleo de investigação dedica-se ainda a dar a conhecer o projeto e a envolver nele a comunidade.

Senhoras e senhores, meninas e meninos: os Doutores Palhaços!

Ouvimos falar deles mas não lhes atribuímos nem nomes nem caras, muito menos histórias; mas todos as têm e o que têm todas em comum é a generosidade, os sorrisos e a atenção pelos outros. Conheça-os na nossa galeria, um a um.

Meter o nariz no assunto

Porque mais importante do que falar é fazer, o Vasco da Gama apoia esta mais que nobre missão e celebra os 15 anos da Operação Nariz Vermelho com uma exposição fotográfica muito especial. São 15 fotografias de 15 fotógrafos diferentes, que foram desafiados a apresentar uma imagem que inclua um nariz vermelho de alguma forma.

Deixamos-lhe assim o convite: passe pelo Vasco da Gama e visite a exposição de 27 de outubro a 5 de novembro, no piso 1.

Em paralelo com esta ação, haverá ainda uma exposição de sapatos de palhaço personalizados em Lisboa, na Gare Marítima, com a intervenção de artistas e entidades que têm apoiado a Operação Nariz Vermelho nestes 15 anos de história. A Sonae Sierra, grupo empresarial do qual o Vasco da Gama faz parte, foi ainda desafiada a criar um desses sapatos, patentes na exposição. Venha meter o nariz nesta causa!

Tudo o que precisa num único espaço