Os 7 mandamentos para ser uma estrela do Instagram

Sim, é possível ter quase tantos seguidores como Kendall Jenner ou Gigi Hadid. Mas é preciso seguir alguns conselhos

É possível ser modelo de Instagram. Sim, é verdade. Basta ter algumas centenas de seguidores para que as grandes empresas e marcas lhe paguem um ordenado fixo para usar peças específicas de roupa ou ser fotografada a comer certo produto.

Mas calma, as dicas que lhe apresentamos não são para este tipo de modelos. Os nossos conselhos são baseados nas contas de Instagram de celebridades internacionais e que têm milhares de seguidores. É claro que o facto de serem famosas ajuda, mas se elas não seguissem algumas regras simples, o seu impacto seria muito mais pequeno.

É importante, contudo, esclarecer já que não existe uma fórmula de sucesso. E que também não é preciso tirar fotografias de biquíni para ter mais seguidores. Às vezes basta usar as hashtags certas, ser criativa e divertida — ao estilo de Cara Delevigne.

O maior segredo é ter sempre o telemóvel ligado, sentido de humor, muito egocentrismo e um perfil em permanente atualização.

Mude os cenários

Se está sempre a tirar selfies no mesmo lugar, a foto perde o efeito e o Instagram é uma seca. Não tire sempre fotos em casa. Procure locais mais originais. As it girls do Instagram são peritas nisto. Caso de Kylie ou Kendall Jenner, por exemplo. Vai passear? Vai de férias? Perca a timidez e agarre no telemóvel.

Pode repetir as fotos, mas faça-o com piada
Se Cara Delevigne repetisse sempre a cara e pose nas fotos do Instagram, ela não seria tão irreverente e divertida. Em janeiro, a modelo esteve no Museu do Louvre, em Paris, e tirou três fotos muito idênticas (uma séria, uma com uma careta e outra a tentar “comer” o quadro da Mona Lisa).

As selfies nunca são demais
Esta é daquelas lições que só poderíamos ter aprendido com Kim Kardashian. A socialite até já lançou um livro no início de 2015, “Selfish”, com as fotos que partilhou nas redes sociais. Se procurar pela hashtag #selfie, encontra mais de 200 milhões de resultados. Esta é também uma boa forma de ganhar novos seguidores.

Volte a publicar as fotos das férias
Para não haver períodos demasiado longos sem fotos, pode publicar as fotos que estão guardadas no telemóvel. Seja das férias, de locais que visitou ou de sessões fotográficas com as amigas. Existe até um dia da semana específico para isto, a quinta-feira. E um nome: o Throwback Thursday. A hashtag com este nome é usada pelas celebridades que querem mostrar fotos mais antigas, como fizeram Taylor Swift ou Heidi Klum, que mostraram como eram em miúdas. O Flash back Friday é também um hastag possível, se quiser publicar fotos antigas na sexta-feira.

Aproveite os momentos de lazer

Vai sair com as amigas à noite ou está num jantar de amigos? Então tire o telemóvel e ligue o flash. Sempre que Kylie Jenner organiza uma festa em casa ou passa por uma discoteca, tira fotos nesse local como se estivesse a ter a melhor noite da sua vida.

Seja egocêntrica
Por que não? Afinal de contas, é o seu perfil pessoal. Se for à conta de Instagram de Gigi Hadid, por exemplo, há pouquíssimas fotos em que ela não está presente. A modelo partilha fotos com as amigas, selfies e looks de dia a dia. O mesmo acontece com Beyoncé. De vez em quando, a cantora partilha alguns momentos com Jay Z, o seu marido, mas a maioria das fotos é de si própria.

Não pense numa foto apenas como “só uma foto”

O conselho é: “dê tudo” (quase tudo, vá). Khloé Kardashian pode tirar muitas fotos aparentemente “distraída”, mas nada daquilo é verdade. Ela está a posar — nem que seja para pôr batom ou a treinar no ginásio. Não precisa de se armar em modelo, mas evite aquela foto típica de turista.

Categorias
Tecnologia
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço