Páscoa: presentes para afilhados especiais

É a galinha que põe ovos, mas foi o coelho quem ficou associado à Páscoa desde sempre. Símbolo de fertilidade, juntou-se ao ovo, às amêndoas e ao chocolate, na celebração do renascimento de Jesus Cristo. Conheça a história, as tradições e onde comprar os melhores presentes para surpreender os seus afilhados.

A Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário religioso. Nesta data, sempre comemorada a um domingo, é celebrada a paixão e a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte.

A esta celebração ficaram associados vários símbolos, decorações e tradições, entre eles os ovos e o coelho da Páscoa. Quem nunca acordou na manhã do domingo de Páscoa para procurar ovos escondidos pela casa? Ou passou horas a pintar e a decorar ovos cozidos para oferecer? Esta tradição milenar associada ao cristianismo tem, na verdade, uma origem ainda mais antiga.

No equinócio da primavera, a 21 de março, já se trocavam ovos para celebrar o fim do inverno e a chegada da época das colheitas. Os agricultores enterravam ovos nas suas terras, na esperança de abundância no cultivo. Esta celebração pagã diluiu-se, mais tarde, nas celebrações da Páscoa cristã e da Semana Santa, sendo que o ovo passou a simbolizar a fertilidade e o renascimento de Cristo.

A partir do século XVII, quando o cacau começou a chegar à Europa, os chefes pasteleiros franceses começaram a rechear ovos de galinha com chocolate e, no final do século XIX, os ovos passaram a ser inteiramente feitos deste ingrediente até aos nossos dias, graças a novos moldes e receitas.

Já o coelho, símbolo de fertilidade, de nascimento, de renovação e de vida, também se associou a esta quadra pelo seu simbolismo – sendo que com a chegada da primavera são os primeiros a saírem das suas tocas. Há ainda a teoria que o coelho, na antiguidade, representava a lua, logo é possível que se tenha tornado um símbolo pascal, tendo em conta que a lua determina sempre a data da Páscoa.

Já a origem do papel dos padrinhos – os segundos pais e educadores na vida cristã da criança que apadrinham – remonta ao século II, também através do cristianismo. E onde existe um padrinho, existe um afilhado.

Para celebrar esta data e esta relação, pode encontrar no nosso Centro presentes especiais para os seus afilhados. Deslize na galeria e conheça as nossas sugestões para comemorar esta quadra com muito afeto.

*Os produtos aqui apresentados não dispensam a consulta de preços no nosso Centro.

Tudo o que precisa num único espaço