Pasta Caffé com especialidades do chefe Augusto Gemelli

O chefe italiano trouxe até ao restaurante Pasta Caffé especialidades regionais típicas da Sardenha e da Sicília.

O conceituado chefe italiano Augusto Gemelli, que vive em Portugal há duas décadas, ajudou a encontrar as especialidades que melhor revelam os sabores da Sardenha e da Sicília. Segundo o próprio, a ideia foi “mostrar a gastronomia tradicional porque a cozinha italiana é muito mais variada do que o que as pessoas conhecem. Esta ementa pretende estar mais próxima do que se come em Itália e das suas receitas tradicionais”.

Para abrir o apetite, o chefe apresenta três entradas: Bruschetta Isolana, Caponata e Sfincione. A primeira reúne alguns dos principais ingredientes utilizados na cozinha regional da Sardenha: salsicha assada, tomate e requeijão. A segunda, também dessa ilha italiana, é uma beringela assada com passas e tomate seco. A última, da Sicília, é uma focaccia com tomate fresco, queijo Provolone, cebola e filetes de anchova.

De seguida, o chefe sugere a salada Catalana, típica da Sardenha, preparada com camarão, rúcula, tomate cereja, batatinhas novas, cebola roxa, cenouras e rabanetes.

Como pratos principais há o Risotto Sarda – o preferido do chefe -, Gnocchetti e Norma. O Risotto Sarda é uma receita tradicional da Sardenha em que as alcachofras ou queijo Pecorino são o principal ingrediente. Gnocchetti, da mesma ilha, é um prato de massa com erva doce. A última proposta é uma receita siciliana, uma homenagem à ópera “Norma” (1831), do compositor Vincenzo Bellini, que se traduz numa massa penne com beringela, tomate, queijo Pecorino e manjericão. No capítulo das sobremesas, o chefe sugere a Torta di Mandorle, uma sobremesa com amêndoas, queijo Ricotta e limão.

Além deste menu especial, o Pasta Caffé mantém na sua ementa os pratos que já são ex libris da casa como as pizzas artesanais ou a carne assada com molho de atum: “É uma receita típica do Piemonte muito especial para mim porque era um prato que a minha avó fazia frequentemente”.