Pedalar sem Idade: passeios gratuitos de trishaws para idosos no Parque das Nações

O Centro Vasco da Gama e o projeto “Pedalar Sem Idade” combatem o isolamento social e promovem envelhecimento ativo com iniciativa grátis. 

 

O que é a iniciativa Pedalar sem Idade? 

Esta iniciativa não é sobre andar de bicicleta ou mobilidade sustentável. Pedalar sem Idade é sobre os pequenos prazeres de vida, fazer as coisas devagar e partilhar histórias que inspiram – com muita diversão à mistura. 


Para esse fim, a associação Pedalar sem Idade organiza passeios solidários de 30 ou 60 minutos. A condução fica a cargo de pilotos voluntários treinados, em veículos elétricos adaptados para o efeito. 

 

Porque é que é tão importante participar? 

O propósito do movimento é proporcionar passeios gratuitos de Trishaw pela cidade, combater a solidão e isolamento junto das pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que estão nos Centros de Dia, Lares de Idosos e em casa. 

Com muita boa disposição e sem pressas, estes passeios são uma excelente forma de passar um dia diferente, (re)descobrir o melhor que a cidade tem para oferecer e conhecer novas pessoas. Com tempo para parar e conversar. E para criar novas relações. 

 

Qual é o ponto de encontro? 

O Centro Comercial Vasco da Gama é o ponto de partida para um passeio único pelo Parque das Nações sempre com vistas impressionantes e um apoio atento. 

 

Quando saem os passeios? 

Os voluntários da “Pedalar Sem Idade” conduzem os idosos duas vezes por semana, entre as 10h e as 12h e as 14h e as 16h, tendo cada passeio a duração de 30 a 40 minutos. Para encontrar a melhor hora, basta fazer uma pré-reserva, neste formulário. 

 

Quem organiza a iniciativa? 

A organização está a cargo da Associação Pedalar Sem Idade, presente em Portugal desde 2018. Todos podem participar nesta iniciativa e até trazer acompanhantes! 

 

Como fazer o registo? 

O registo é muito simples e totalmente digital. Para fazer a pré-inscrição no passeio, basta aceder a este formulário e preencher os dados. 

 

Após ter submetido o pedido de marcação, será contactado, num período máximo de 48 horas, pela Associação Pedalar Sem Idade com o intuito de confirmar a marcação e combinar o ponto de encontro. 

É neste momento que a Associação vai aferir as condições de mobilidade e saúde dos passageiros para melhor adequar o equipamento e o voluntário para que a sua experiência durante o passeio seja plena, segura e confortável. 

 

 

Inscreva-se já e venha pedalar connosco! Esperamos por si, no Centro Comercial Vasco da Gama.