6 presentes ecológicos para este Natal

Se pegada ecológica é uma preocupação para si, sugerimos 6 presentes de Natal originais e sustentáveis.

Comprar de forma sustentável já é um estilo de vida e, nesta época de grandes consumos, a preocupação é ainda maior. A pensar no planeta, sugerimos 6 alternativas de presentes de Natal amigos do ambiente que vão surpreender toda a família.

 

1. Livro para aprender a cultivar

Com o mínimo de equipamento e mesmo sem experiência, é possível cultivar uma grande variedade de frutas e legumes. O livro “De Semente a Planta: Aprenda a Cultivar a partir de Pevides, Grainhas e Caroços”, de Holly Farrell, mostra como qualquer pessoa pode começar a fazer as suas próprias culturas, dentro de casa ou no exterior. Através de guias simples e práticos, com fotografias e ilustrações explicativas, a autora revela como fazer produção própria, sem gastar dinheiro e protegendo o planeta.

Além disso, o livro desvenda tudo sobre o desenvolvimento das plantas, as suas particularidades e como se deve lidar com pragas e outros problemas que as assolam. Os resultados podem ser surpreendentes. Encontre este livro na Bertrand do nosso Centro, e ofereça uma prenda que, para além de ser sustentável, também promove o pensamento ecológico.

 

2. Balde de compostagem para reduzir emissões nocivas

Reciclar os restos de comida caseira é um gesto fundamental para reduzir as emissões dos aterros sanitários. Os números indicam que cerca de um terço da comida produzida no mundo inteiro vai para o lixo, e grande parte acaba em aterros sanitários. O resultado é a libertação de metano para atmosfera, um gás 25 vezes mais nocivo do que o dióxido de carbono.

A solução? Compostagem. Aliás, é já um hábito das pessoas com maior consciência ambiental, e é um processo fácil e prático. Por isso, a nossa sugestão recai sobre este balde para compostagem de 5 litros CRESTON, disponível na loja Gato Preto. Com este prático utensílio, é possível fazer a compostagem de relva, legumes, cascas e restos de fruta, borras de café, saquetas de chá, cascas de ovo, ervas daninhas, cascas de batatas, aparas de madeira, entre vários outros itens. Uma prenda de Natal sustentável para incentivar as pessoas mais próximas a adotar hábitos ambientalmente responsáveis.

 

3. Caderno que dura para sempre

Já ouviu falar no Infinitebook? É um caderno onde pode escrever, apagar e voltar a escrever em todas as folhas maleáveis e reutilizáveis, as vezes que quiser. Dito doutro modo, é como se fosse um quadro-branco em forma de caderno, com a mesma sensação da caneta a deslizar nas folhas. Acaba-se o receio de errar cada vez que se começa a escrever, uma vez que é sempre possível recomeçar. Acabam também as mil e uma folhas espalhadas nas secretárias e o desperdício de papel associado.

É, por isso, o presente sustentável Natal perfeito. Aliás, conforme indicado pela marca, desde o primeiro dia de comercialização deste caderno já foram poupadas 1.540 árvores, 41 milhões de litros de água e 77 toneladas de lixo – números impressionantes e que servem de inspiração neste Natal. Encontre-o na nossa loja Fnac.

 

4. Garrafa térmica para acabar com o plástico

Sabia que apenas 1% dos resíduos plásticos são efetivamente reciclados e repostos na cadeia produtiva? Isto significa que grande parte do plástico acaba por ir parar aos rios, mares e aterros. Assim, para além de reciclar, é também urgente reduzir o consumo de plástico ao mínimo.

Oferecer uma garrafa térmica é uma boa forma de começar. Com esta prenda de Natal sustentável, vai promover o hábito de não comprar garrafas de plástico. A garrafa térmica pode ser cheia várias vezes e, além disso, ajuda a manter o conteúdo na sua temperatura original, seja mais fria ou mais quente. Passe na Sport Zone e escolha uma garrafa térmica para oferecer. Sugerimos a Garrafa Klean Kanteen Isolada Clássica, de aço de inoxidável, com um perfil fino, aerodinâmico e cheia de estilo.

 

5. Conjuntos de bem-estar que respeitam o planeta

A The Body Shop é uma marca fundada por Dame Anita Roddick, ativista ambiental e de direitos humanos. Os produtos que encontra seguem os padrões e princípios ecológicos subjacentes a um consumo responsável, com o máximo respeito pelas pessoas, animais e planeta.

Para este Natal, a marca preparou um conjunto de presentes nesta linha. Sugerimos o conjunto de Natal “Oranges & Stockings Spiced Orange Essentials Gift”. A sua pessoa especial vai poder sentir a fragrância reconfortante e nostálgica do óleo essencial de casca de laranja, pelo que é o presente vegan perfeito para amantes de aromas sazonais.

 

6. Livros para formar os adultos de amanhã

São cada vez mais os livros sobre o ambiente para crianças que as inspiram a tomar atitudes mais conscientes e “verdes”, de forma divertida e educativa. É uma boa forma de promover hábitos conscientes desde cedo, para que, ao longo da sua vida, as práticas sustentáveis façam naturalmente parte do quotidiano. E quantas vezes são as próprias crianças a ensinar os mais crescidos!

A nossa lista não ficaria completa sem esta sugestão. O livro “101 Pequenas Ações Para Mudar o Mundo” explica, de forma clara e apelativa, porque é urgente mudar o comportamento e inclui ferramentas simples que vão ajudar as crianças a fazer a diferença. O livro é colorido, dinâmico, com uma abordagem muito próxima e recheado de dicas, checklists e desafios que custam pouco mas significam muito. Encontre-o na Bertrand do nosso Centro e explorem este livro em família.

 

Torne o seu Natal mais ecológico com estas sugestões de prendas sustentáveis. É uma boa forma de contrabalançar os excessos que normalmente ocorrem nesta época, e poderá ter um efeito amplificador influenciando as pessoas mais próximas sobre a importância de ser ambientalmente responsável. Fuja do convencional, visite-nos, explore as nossas 198 lojas e encontre prendas ainda com mais significado. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço