Quando acabam os saldos? A resposta está aqui

As regras aplicadas aos saldos voltaram a ser alteradas no final de 2019 e por isso a dúvida paira no ar. Saiba quando acabam os saldos de inverno aqui pelo Centro e aproveite os últimos dias de descontos nas nossas lojas.

Durante muitos anos, as épocas de saldos estiveram balizadas por datas fixas e todos sabíamos quando esperar preços mais baixos. Quer no verão quer no inverno, havia dias específicos para baixar os preços entre mudanças de estação e, dessa forma, escoar as coleções “antigas” para dar lugar às novas. Mas já não é assim. A partir de 2015, os saldos deixaram de ter datas de início e de fim marcadas, podendo as marcas decidir quando começam e quando acabam os saldos nas suas lojas.

A partir destas alterações, as marcas passaram a ser obrigadas a comunicar à ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) a sua intenção com cinco dias de antecedência e ficam proibidas de exceder os quatro meses de saldos por ano. No final de 2019, a lei tornou-se ainda mais clara: os saldos podem ir até 124 dias por ano.

Para evitar falsos descontos, a lei obriga ainda os comerciantes a calcular o desconto de determinado artigo sobre o preço que vigorou nos anteriores 90 dias. O objetivo é impossibilitar as marcas de inflacionar preços nos 30 dias antes dos saldos apenas para depois anunciarem “saldos” maiores.

Depois de tantas alterações, como podemos prever o início e o fim da época de saldos? Apesar da flexibilidade, as marcas acabam por manter mais ou menos fixas as datas tradicionais e é-nos possível, por isso, antecipar quando começam e quando acabam os saldos. No inverno, vão do pós-Natal até meados de fevereiro, podendo estender-se até ao final do mês com um menor número de artigos abrangidos. E, se no princípio dos saldos encontramos tudo aquilo que procurávamos, no final temos menos por onde escolher mas os preços estão mais competitivos que nunca. Algures no meio está a virtude e o objetivo é encontrar esse equilíbrio!

Já veio aos saldos? Ficamos à espera da sua visita!

Categorias
Promoções
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço