Roteiro para fugir à silly season na Grande Lisboa

Ao contrário da maioria dos portugueses não marcou férias no mês de agosto? Ainda bem para si. Não se sinta uma ovelha fora do rebanho. Espreite as sugestões que temos para lhe fazer. E agradeça-nos por este roteiro imperdível, para que não ande à toa na Grande Lisboa durante a silly season!

Está por Lisboa neste querido mês de agosto e não sabe o que fazer? Apenas tem uma única certeza: quer fugir a sete pés dos magotes de turistas que invadem a cidade, certo? E se puder sorver um pouco da cultura e das tendências da capital (e não só) melhor ainda, correto? Sugerimos-lhe aqui duas mãos cheias de sugestões para fazer com amigos ou em família na Grande Lisboa durante todo o mês. Sim, que agosto é muito mais que silly season!

Noites de Verão, da Filho Único

Durante todo o mês, no jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), rodeie-se de amigos para brindarem aos finais de tarde alfacinhas, com uma série de concertos e DJ sets. Sunsets que inspiram as melhores noites de verão!

Feira do Artesanato do Estoril

Até 9 de Setembro, a Feira do Artesanato mais antiga do país regressa ao recinto da FIARTIL. É assim há mais de 50 anos. E não é só artesanato. Há gastronomia, moda e música. Vá espreitar a 55.ª edição do certame.

Exposição “Do Tirar Polo Natural” – Museu Nacional de Arte Antiga

É a grande exposição de verão do MNAA, reúne cerca de 200 obras e mostra um olhar contemporâneo sobre a história do género. “Do Tirar Polo Natural” reúne obras de Almada Negreiros, Paula Rego, José Malhoa, Júlio Pomar, Susana Mendes Silva, Pedro Cabrita Reis, Alexandre O’Neill e Amadeo de Souza-Cardoso. Imperdível, certo?

Out Jazz

A 12.ª edição do Somersby Out Jazz regressa como um dos mais promissores festivais de rua gratuito. Cinco espaços verdes da capital recebem todos os domingos, às 17h, nomes do jazz e eletrónica, passando pelo hip hop, soul ou funk. Reserve já o seu lugar no relvado do Jardim da Torre de Belém, no Parque Keil do Amaral, em Monsanto, no Parque Eduardo VII, no Jardim da Estrela e no Jardim de Campo Grande.

Festival “O Sol da Caparica”

“Aqui vou eu para a Costa, aqui vou eu cheio de pica. De Lisboa vou fugir, vou para o Sol da Caparica”. Ponha-se à estrada a cantar este refrão e parta para mais uma edição do mais internacional festival de música portuguesa. A música dá à costa de 16 a 18 de agosto.

Exposição “Inimigo Exposto” – Passevite

Até 13 de Setembro, encontra o melhor das ilustrações de Nuno Saraiva para o suplemento Inimigo Público na galeria Passevite, uma colaboração que o ilustrador começou a desenhar em 2003. Entre os trabalhos expostos estão à venda 15 desenhos originais.

Cinema ao ar livre – Jardim do Torel

Em agosto, o Jardim do Torel é o palco do ciclo Cinema no Verão. Todas as sextas e sábados, leve a manta, estenda-a na relva e assista às sessões propostas com a família ou amigos. As sessões começam às 21h e não tem que comprar bilhete. Basta aparecer!

Exposição “Intemporalidades Sonoras” – Museu Municipal de Loures

Até final de outubro, a vida e obra do maestro e compositor Marcos Romão dos Reis Júnior, natural de Loures, estará patente no Museu Municipal da cidade, na Quinta do Conventinho. “Intemporalidades Sonoras” celebra o centenário do nascimento deste filho da terra.

Panorâmico de Monsanto

Depois de ter sido restaurante, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém, o ovni desenhado pelo arquiteto Chaves da Costa tem uma nova vida: é um miradouro, mas não é um miradouro qualquer. Diz que tem a melhor vista de toda a cidade. O melhor é confirmar!

Centro Vasco da Gama
Espreitar as novidades do nosso Centro também é uma opção, e que opção. Vá com vagar, aproveite o que resta dos saldos e deite o olho às novas coleções que já compõem as lojas. Já conhece as novidades da nossa área de restauração? A mais recente chama-se A Açaí e oferece-lhe uma variedade de sumos, batidos e taças com esta baga que dizem fazer milagres no que toca a travar o envelhecimento. Quer esticar um bocadinho mais o dia? Em família ou com amigos, o nosso Cinema NOS está à sua espera para ver aquele filme imperdível nestas férias. Venha daí!

Tudo o que precisa num único espaço