Saiba como recuperar dos excessos do Natal

Não é com três horas por dia no ginásio que vai lá. Siga as dicas de quem sabe.

Não vale a pena negar: dezembro foi um mês de excessos alimentares e de menos treinos. É comum, e para que não se sinta arrependido, tenha em conta que o que mais importa é o que acontece entre o ano novo e o natal, e não aquele curto período entre natal e ano novo.

Por isso, e agora que estamos no mês de retomar os bons hábitos alimentares e de treino e entrar nas resoluções a que nos propusemos, importa saber qual a melhor forma de retomar os treinos.

A forma como regressa aos treinos irá depender do período em que deixou de treinar

Para tal, falamos com o personal trainer Tiago Miguel Silva, que começou por esclarecer que a forma como regressa aos treinos irá depender do período em que deixou de treinar. Contudo, “basta que o período seja superior a duas semanas, para exigir que comece devagar”, a fim de evitar lesões, uma vez que os músculos têm que se adaptar ao ritmo do treino.

Além de ter de baixar um pouco a intensidade do treino, o PT sugere que comece com três treinos semanais intercalados. Se treinar num ginásio, não haverá necessidade de alterar o seu plano de treino, desde que tenha em atenção baixar a sua intensidade.

No caso de treino outdoor, como corrida, comece com uma corrida suave de cerca de 30 minutos. Depois da corrida, Tiago Miguel Silva aconselha uma sequencia de abdominais variados, seguida de prancha (de 45 segundos) e flexões. Depois do treino, é muito importante que alongue.

O primeiro passo é assumir que está na altura de retomar os treinos

Na semana seguinte, se não sentir dores musculares, “faça os mesmos três treinos semanais, mas passe para 45 minutos de corrida”. Mantenha a série de abdominais, prancha durante um minutos e duas séries de flexões, até sentir falha muscular.

Por fim, à terceira semana já pode voltar ao normal. Segundo Tiago Miguel Silva, o ideal é fazer quatro treinos por semana ou cardio até uma hora de duração.

Ou seja, assuma que está na altura de retomar os treinos, entre novamente na rotina e, acima de tudo, sinta-se bem enquanto treina, tirando o maior proveito desde tempo que dedica a si mesmo.

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