Transforme o peixe enlatado em pratos fantásticos

Sardinha, cavala ou atum em lata. São todos bons exemplos de peixes saudáveis e que podem ser usados em receitas práticas e deliciosas.

Se a única imagem que lhe vem à cabeça quando pensa em atum enlatado é daqueles dias de faculdade em que a alimentação era tudo menos glamorosa, saiba que este artigo pode mudar tudo isso. Sim, é verdade, o peixe em conserva é muitas vezes associado aos pratos típicos dos universitários que ainda não sabem, ou não têm paciência para cozinhar. E também são associados a uma dieta pouco rica e pouco saudável, mas só porque não são confeccionados da melhor maneira – misturar uma lata de atum com um quilo de massa não é rico, muito menos saudável. Mas a verdade é que a sua relação com os peixes enlatados não tem de ser assim: o atum, a sardinha e a cavala são peixes muitos ricos a nível nutricional, sobretudo “por fornecerem proteínas de alto valor biológico”, como explica Ana Lúcia Silva.

O peixe é considerado um dos alimentos mais fundamentais da alimentação: além de ser uma excelente fonte de proteína, é “rico em aminoácidos essenciais”, e uma fonte de gordura saudável, composta por ácidos gordos insaturados — sobretudo o ómega 3 —, com níveis baixos de colesterol, ao contrário da carne e do ovo.

“A sardinha destaca-se pelas quantidades em cálcio e zinco, importantes ao crescimento e desenvolvimento ósseo e importantes na proteção antioxidante, contra os radicais livres”, conta a nutricionista.

São receitas simples e saudáveis, com ingredientes comuns, que muito provavelmente já tem em casa ou que pode rapidamente comprar nos hipermercados, como tomate, ovo cozido, salsa, coentros, feijão frade, ou pepino. Alternativas que não comprometem a linha e, mais importante ainda, a saúde, para quando se está sem tempo e se quer preparar alguma coisa simples.

Sardinha com ovo cozido e ervilhas

Ingredientes:
– Uma embalagem de 120 gramas de sardinha em azeite;
– Meia embalagem de 200 gramas de ervilhas;
– Meia cebola pequena;
– Um dente de alho;
– Meio ovo cozido;
– Azeite;
– Dois pés de salsa;
– Sal fino.

Modo de preparação:
Coza as ervilhas e o ovo em água a ferver e tempere com sal; Coloque as sardinhas num prato e misture com as ervilhas e com o ovo cozido; Corte finamente a cebola e o alho e coloque por cima do preparado de sardinha; Tempere com azeite e salsa picada.

Atum com feijão frade e salsa

Ingredientes:
– Uma embalagem de 120 gramas de atum;
– 200 gramas de embalagem de feijão-frade;
– Meia cebola;
– Meio ovo;
– Meio tomate;
– Dois pés de salsa;
– Azeite e vinagre.

Modo de preparação:
Demolhe previamente o feijão-frade, e coza em água a ferver; Coloque sal e deixe cozer; Coza igualmente o ovo; Escorra o óleo do atum e pique a cebola; Corte o tomate em cubos e coloque tudo numa taça; Misture com o feijão-frade, o ovo e tempere com azeite e vinagre; Distribua por cima a salsa.

Atum com tomate e pepino

Ingredientes:
– Uma embalagem de 120 gramas de atum;
– Meio tomate;
– Uma cenoura ralada;
– Meio ovo cozido;
– Três rodelas de pepino;
– Duas rodelas de limão;
– Dois pés de salsa, orégãos, azeite e sal grosso.

Modo de preparação:
Escorra o atum e coloque numa taça; Coza um ovo em água a ferver; Rale a cenoura, corte finamente o tomate e pique o ovo cozido; Misture com o atum; Enfeite com o pepino, as rodelas de limão, a salsa e os orégãos; Tempere com azeite e sal grosso.

Cavala com tomate, azeitonas e coentros

Ingredientes:
– Uma embalagem de 125g de cavala;
– Meio tomate médio;
– Meia cebola;
– Seis azeitonas;
– Dois pés de coentros;
– Duas rodelas de limão;

Modo de preparação:
Escorra a cavala e coloque num prato; Corte o tomate e a cebola em rodelas finas; Coloque por cima da cavala e distribua as azeitonas; Termine com coentros picados e rodelas de limão.

Sardinha com favinhas e coentros

Ingredientes:
– Uma embalagem de 120 gramas de sardinha em azeite;
– 100 gramas de favinhas de conserva;
– Dois pés de coentros;
– Meio limão Azeite, alface e cebola.

Modo de preparação:
Escorra as sardinhas e as favinhas e coloque num prato; Tempere com coentros, sumo de limão e azeite; Acompanhe com uma salada de alface cortada grosseiramente e com cebola finamente cortada.

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Vida Saudável
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