Tudo o que precisa para celebrar o café

O Dia Mundial do Café é quando o Homem quiser. Mas há uma ocasião oficial para celebrar uma das mais conhecidas bebidas do mundo: 14 de abril.

Ninguém sabe muito bem a origem desta efeméride, mas a verdade é que um pouco por todo o mundo, no dia 14 de abril, se celebra mundialmente esta bebida, descoberta em meados do século IX, nas terras altas da Etiópia, tendo rapidamente chegado ao resto do mundo através do Egipto e dos comerciantes europeus.

Já a efeméride celebrou-se pela primeira vez em 2015, quando a Organização Internacional do Café e os seus 74 Estados membros e 26 associações decidiram assinalar o primeiro Dia Internacional do Café. Com a data oficializada, há ainda mais razões para fazer deste hábito diário, um ritual. Afinal o café traz-nos não só um boost de energia ao mesmo tempo que é um aconchego diário. Que o digam os milhões de consumidores fiéis desta popular bebida, espalhados por todo o mundo.

Ainda para mais, os estudos científicos parecem encontrar muitos benefícios neste hábito. Segundo os especialistas, o consumo moderado de café traz-nos antioxidantes, vitamina B e vários minerais importantes para lutar contra doenças como a depressão, a diabetes ou o Parkinson. Já para não falar das melhorias quanto à oxigenação do sangue.

Para desfrutar do seu café com todo o requinte a que tem direito nesta efeméride, fizemos uma seleção de doze artigos imperdíveis que vão dar um sabor extra à sua bebida. Veja aqui a nossa galeria.

Tudo o que precisa num único espaço