Vista Alegre conquista o mundo

O ano começou em grande para a marca portuguesa de cristal e cerâmica, Vista Alegre. Primeiro foram os Good Design Awards. Depois chegou a vez de apresentar as grandes novidades de 2018, na maior feira de design e decoração do mundo: a Maison & Object.

Os Good Design Awards são um prémio entregue anualmente pelo Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design aos projetos industriais, gráficos e de produtos mais inovadores, produzidos em todo o mundo. E este ano a Vista Alegre – ao lado de marcas como a Ferrari, a Jaguar, a BMW ou a Nike – voltou a ser reconhecida, e logo por três emblemáticas coleções: Gazelle, Poison e Lavish.

De design moderno e irreverente, Gazelle é uma garrafa produzida em cristal e vidro, inspirada na Art Deco. A elegância do movimento da gazela é estilizado em relevo sobre o vidro preto, originando um objeto de luxo salientado pelo trabalho de lapidação manual na base e na rolha.

Poison, uma garrafa de porcelana biscuit e ouro fosco que dá vida a uma cobra, mereceu um prémio pelo seu design ousado e arrojado. Animais e figuras humanas em movimento eram motivos recorrentes durante o período da Art Deco, e esta garrafa retoma esse imaginário.

Finalmente Lavish – uma coleção que já foi nomeada para os German Design Awards de 2016 – foi igualmente premiada este ano pelos Good Design Awards graças ao seu design contemporâneo que associa tratamentos de superfície diferentes, contrastando mate e brilhante, relevos a branco e decalques a cor.

Mas as novidades não ficam por aqui. De Chicago para Paris, a Vista Alegre deu que falar na Maison & Object, que decorreu de 19 a 23 de janeiro. Na capital das Luzes, a marca portuguesa apresentou as suas novas coleções em porcelana, cristal e vidro, desenvolvidas em colaboração com grandes referências mundiais do design contemporâneo, como Christian Lacroix e Marcel Wanders.

Paris serviu também de palco para a apresentação de uma nova categoria de produto – a da iluminação em porcelana e cristal –, da qual se destaca a coleção E2H – Earth to Humanity, com assinatura do visionário designer britânico Ross Lovegrove.

A Vista Alegre aproveitou ainda a oportunidade para aqui fazer o lançamento da coleção de Art Glass Única, criada a partir da conjugação do design contemporâneo com técnicas ancestrais da produção manual de vidro e cristal.

Como não seria de admirar, o design internacional rendeu-se – novamente – ao saber fazer nacional, que a partir do lugar da Vista Alegre já conta com quase 200 anos e história. Que venham outros tantos. Ficamos à sua espera na Vista Alegre do nosso Centro!

 

Tudo o que precisa num único espaço