Já conhece a águia Robin, que protege o Centro Vasco da Gama?

Quando visitar o Centro Vasco da Gama diga “Olá” ao Robin, a águia que afasta gaivotas e pombas.

Imagine uma esplanada sob um entardecer perfeito. O por-de-sol violeta de fundo, a bebida gelada na mão, a brisa suave na cara. O cenário parece idílico, mas… os pombos não dão tréguas e as gaivotas não param de dar voltas e olhar fixamente para a comida no prato. Foi para evitar que algo assim aconteça na sua próxima visita ao Centro Comercial Vasco da Gama que o Robin se juntou à nossa equipa há já mais de 5 anos. Descubra como é que esta águia ajuda a manter o Centro Vasco da Gama livre de visitas indesejadas.

 

Quem é o Robin?

O Robin é um membro muito importante do Centro Vasco da Gama. Esta águia de origem sul americana é responsável por manter as esplanadas e estruturas do centro livres de pombas, gaivotas e outros visitantes indesejados. Acompanhado pelo falcoeiro Norberto, o Robin é, no fundo, o guardião do Centro Vasco da Gama.

Foi treinado para afastar os pombos e as gaivotas que visitam o centro e evitar que estes sujem as esplanadas e exterior do centro. Assim, permite uma experiência mais tranquila e segura para as pessoas que todos os dias visitam o Centro Vasco da Gama, e ajuda a manter o espaço limpo e cuidado.

 

Como surgiu a ideia de adotar o Robin?

O Robin chegou ao Centro Vasco da Gama em 2017 com uma missão muito importante: evitar a presença de visitas indesejadas. Esta necessidade surge num momento em que Lisboa recebe milhares de pombos e gaivotas. As estimativas apontam para a presença de mais de 50 mil pombos em espaços públicos e vários pontos turísticos da cidade.

Adotar o Robin foi a medida mais ecológica e não prejudicial para os animais. Isto porque o Robin utiliza a técnica de “ação de espantamento”: afasta os animais sem os magoar e impede que permaneçam nas instalações do Centro Vasco da Gama. Esta decisão vem reforçar o nosso compromisso em adotar práticas sustentáveis em todas as nossas operações, de forma a minimizar o impacto ambiental e promover o bem-estar da comunidade.

 

Em breve, o Robin vai passar a ter companhia: uma outra gaivota fêmea, que neste momento se encontra em fase de treino e cujo nome será decidido por si e por todos os visitantes do Centro Vasco da Gama! Fique atento.