Cuidados com a pele no outono / inverno

Descubra os melhores cuidados a ter com a pele no outono/inverno. Da hidratação à exfoliação saiba como manter uma pele radiante e saudável.

A chegada das baixas temperaturas e a maior humidade no ar podem ter um impacto significativo na saúde da pele. Por isso, é fundamental ajustar a rotina skincare para garantir que a pele permanece saudável e protegida durante as estações mais rigorosas do ano. Descubra as nossas sugestões de cuidados a ter com a pele no outono e inverno.

 

1. Como hidratar a pele?

A pele tende a ficar mais seca no outono e no inverno devido à humidade no ar e ao frio. Assim, é crucial usar um bom hidratante para manter a pele bem nutrida. Opte por produtos com ingredientes como ácido hialurónico e ceramidas, que ajudam a reter a humidade na pele. Aplique o hidratante duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para melhores resultados.

 

2. Faça uma limpeza de pele suave

Evite produtos de limpeza abrasivos que possam retirar os óleos naturais da pele. Opte por limpezas faciais suaves, utilizando produtos sem sabão e com pH neutro. Lave o rosto com água morna e seque delicadamente, sem esfregar para não agredir a pele ou causar irritações.

Se precisar de aconselhamento profissional, na Perfumes & Companhia encontra aconselhamento técnico de excelência e vários serviços de estética e cuidados de pele, incluindo mini-faciais. Visite a Perfumes & Companhia no Piso 0 do Centro Vasco da Gama.

 

3. Mantenha a proteção solar no inverno

Mesmo nos meses mais frios, a exposição aos raios UV ainda é uma preocupação. Use diariamente um protetor solar com um FPS adequado (FPS30 ou superior) ou até mesmo um creme hidratante com proteção UVA e UVB e aplique-o ao longo do dia. Este cuidado é ainda mais importante se passar tempo ao ar livre.

 

4. Siga uma alimentação equilibrada

Uma alimentação rica em nutrientes é crucial para a saúde da pele. Prefira alimentos ricos em antioxidantes – frutas, abacate, espinafres e nozes – para combater os danos causados pelos radicais livres e beba bastante água ao longo do dia. Se preferir, pode optar por chás. Além de ajudarem à hidratação, ajudam a aquecer o corpo nos dias mais frios. Se gosta de criar as suas próprias fusões ou se precisa de ajuda de profissionais especializados para encontrar o chá perfeito para si, visite a Tea Shop, no piso 0 do Centro Vasco da Gama.

 

5. Evite banhos muito quentes

Embora um banho quente seja tentador nos dias frios, a água numa temperatura mais elevada pode retirar os óleos naturais da pele, deixando-a seca e desidratada. Opte por banhos de água morna e limite o tempo no chuveiro para preservar a hidratação natural da pele.

 

6. Realize uma esfoliação corporal suave

A esfoliação remove as células mortas da pele, promovendo a renovação celular. No entanto, durante o outono e inverno, é importante usar esfoliantes suaves e não abrasivos para evitar qualquer irritação na pele. Recorra a esfoliantes apenas entre 1 e 2 vezes por semana e de preferência à base de ingredientes naturais para manter a pele macia e radiante. Na Benamôr, localizada no piso 2 do nosso Centro, encontra esfoliantes e outros produtos naturais e artesanais, com ingredientes cultivados em Portugal, para os melhores cuidados de pele.

 

7. Modere o consumo de álcool e cafeína

O consumo excessivo de álcool e cafeína pode contribuir para a desidratação da pele. Por isso, deve limitar a ingestão destas substâncias e optar por alternativas mais saudáveis, como água, chás e bebidas sem cafeína. O chá de camomila, por exemplo, é ótimo para ajudar a manter a hidratação da pele.

 

8. Hidratar as mãos e lábios

As mãos e os lábios são especialmente afetadas pelo frio, mas são frequentemente esquecidas quando se fala de cuidados com a pele no outono/inverno. Use um creme para as mãos rico em emolientes e um bálsamo labial para evitar a secura e fissuras. Peça aconselhamento especializado para encontrar as melhores soluções de proteção de mãos e lábios junto dos consultores de beleza da Douglas, situada no piso 1 do nosso Centro.

 

9. Consulta de dermatologia

Se enfrentar problemas de pele persistentes ou graves durante o outono e o inverno, é crucial consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Estes profissionais podem fornecer orientações específicas e recomendações personalizadas para as necessidades da sua pele.

 

Manter os cuidados com a pele no outono/inverno promove uma pele saudável e bonita, mesmo durante os meses mais frios. Lembre-se de que cada pessoa é única e é importante adaptar os cuidados de acordo com as necessidades individuais da pele. Ao priorizar a hidratação, proteção e alimentação adequadas, é possível desfrutar de uma pele radiante durante as estações mais rigorosas do ano. No Centro Vasco da Gama, encontra as marcas mais prestigiadas da área da estética e beleza, com profissionais preparados para cuidar de si da melhor forma. Visite-nos!