Dia da Água: cada gota conta no Centro Vasco da Gama

O Dia da Água é a oportunidade perfeita para recordar a importância deste recurso e começar hoje a adotar hábitos mais sustentáveis.  Descubra como o fazer.

Sabia que uma em cada 5 pessoas em todo o mundo não tem acesso a água potável? A escassez da água é um grave problema à escala mundial que pede o contributo de todos. O Dia da Água vem lembrar que pequenos hábitos no dia-a-dia podem fazer uma grande diferença, e deixa um apelo simples: poupe água. Descubra como o fazer.

 

O que é o Dia da Água?

O Dia da Água é comemorado anualmente no dia 22 de março para lembrar a importância de conservar este recurso essencial do planeta. Esta data é especialmente importante no contexto atual, em que se vive uma crise global de escassez que afeta milhões em todo o mundo. De acordo com os dados das Nações Unidas, 2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,5 mil milhões não têm serviços de saneamento básico.

As consequências são devastadoras: as crianças com menos de 5 anos de idade têm 20 vezes maior probabilidade de morrer devido à falta de água do que por conflitos armados.  Isto porque as doenças relacionadas com o consumo de água não potável e falta de saneamento seguro são especialmente perigosas. Mais: a tendência é que o problema se agrave. Se nada mudar, prevê-se que a necessidade de água aumente em 40% até 2030. Por todos estes motivos, datas como o Dia da Água merecem ser celebradas e partilhadas, para proteger este recurso e garantir um futuro sustentável para o nosso planeta.

O Dia da Água foi criado precisamente para alertar para estas realidades, e celebra-se com este objetivo desde 1992. Desde então, todos os anos, vários países e estados são convidados a implementar iniciativas concretas relacionadas com um tema específico. O tema de 2023 é “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”. Visa despertar a consciência das populações sobre o consumo e gestão responsável da água, para poupança no dia-a-dia e para um descarte adequado de resíduos que proteja os ambientes aquáticos.

 

Como celebrar o Dia da Água?

Há muito que podemos fazer, individualmente e em comunidade, para acelerar a resolução do problema dramático da falta de água e de condições sanitárias. As empresas são as maiores consumidoras deste recurso, e algumas estão já a empreender esforços significativos para reduzir o seu impacto ambiental. Por exemplo, a Salsa criou jeans 100% waterless, reduzindo por completo a utilização de água em todas as etapas de produção de calças de ganga, e prevê conseguir poupar cerca de 80 milhões de litros de água até ao final de 2023.

A nível individual, há mudanças simples que estão ao alcance de todos, que exercem um grande impacto ambiental. Tomar banhos mais curtos, fechar as torneiras quando a água não estiver a ser usada, reparar fugas e usar equipamentos eficientes no consumo de água são algumas das medidas que podem já começar a ser implementadas. O efeito destas ações pode ser multiplicado se esta consciencialização for difundida entre amigos e familiares, para um efeito dominó positivo e construtivo.

 

As nossas Water Refill Stations

O Centro Vasco da Gama partilha esta preocupação vital em preservar o meio ambiente. Por este motivo, dispomos de estações de refill onde poderá encher a sua garrafa no dispensador, as nossas Water Refill Stations.

São estações de refill de água purificada, de acesso livre e gratuito, que poderá encontrar no nosso Centro. Há duas estação no Piso 0: uma em frente à Tea Shop e outra junto à Perfumes e Companhia. A estrutura possui dois pedais que fornecem água fria (pedal esquerdo) e água natural (pedal direito). Basta pressionar o pedal para a água começar a sair e encher a sua garrafa. Assim, quando nos visitar, terá sempre água ao seu dispor. Desta forma, estará a poupar na compra de garrafas de água, e consequentemente na utilização de mais plástico.

Não se esqueça: adote hábitos sustentáveis e passe a palavra. O impacto é maior do que pode parecer. Junte-se ao número cada vez mais crescente de pessoas que fazem uma utilização racional, consciente e responsável da água, e contribua para a preservação deste bem precioso.

Tudo o que precisa num único espaço